A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organizou uma mesa redonda em colaboração com o Basquetebol em Cadeira de Rodas Cantabria (BSR), focando no tema da inclusão no âmbito desportivo. A palestra foi dirigida aos alunos da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD) dentro da disciplina «Educação Física Inclusiva».
O objetivo da mesa redonda foi destacar a importância da inclusão do ponto de vista da atividade física e esportiva através do esporte adaptado. Contou com a participação de Pablo Miguel López, fundador, jogador e presidente do BSR Cantabria; Javier Crespo, jogador de basquete em cadeira; Óscar Laguna, Cruz Ruiz e Jesús Mon, todos jogadores do BSR.
Os palestrantes compartilharam aspectos-chave sobre seus ferimentos e como estes repercutiram em sua prática esportiva, bem como a importância de promover a normalização e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Também comentaram aspectos mais técnicos, como logística para viajar a uma competição ou organização pessoal para os treinos, entre eles.
Esta palestra foi uma oportunidade para os alunos conhecerem em primeira mão o que é a realidade esportiva para atletas com lesões, além de poderem explorar as diferentes saídas profissionais que tem seu diploma.