Guillermo Barros, delegado da Agência Tributária, dá em UNEATLANTICO uma palestra sobre educação cívico-tributária

19 nov 2025
Guillermo Barros, delegado da Agência Tributária, dá em UNEATLANTICO uma palestra sobre educação cívico-tributária

Na terça-feira 18 de novembro na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) foi realizada uma palestra ministrada por Guillermo Barros, delegado da Agência Tributária em Cantabria. O colóquio, dirigido à comunidade universitária, colocou o foco na educação cívica-tributária e buscou transmitir a mensagem fundamental de que o pagamento dos impostos é o pilar do financiamento das necessidades coletivas e do Estado do Bem-Estar, assim como explicar de forma clara como funciona o sistema tributário espanhol.

Durante a sessão, foi lembrado que a educação cívica-tributária é, antes de tudo, uma educação de valores públicos: o pagamento de impostos implica direitos, mas também obrigações de controle e assistência. Enfatizou a importância de distinguir o dinheiro individual dos recursos que sustentam os serviços públicos. Barros usou o exemplo de uma comunidade de vizinhos, onde o pagamento de despesas comuns é necessário para a manutenção como analogia em pequena escala do Estado, que também deve satisfazer necessidades compartilhadas por todos os seus cidadãos.

O delegado da Agência Tributária lembrou que sua missão é fazer cumprir o princípio constitucional de contribuição justa, promovendo ao mesmo tempo a conscientização social através de campanhas informativas, programas educacionais e ferramentas. De acordo com Barros, o objetivo é aplicar o sistema tributário cumprindo o princípio constitucional em que todos devemos contribuir para sustentar as necessidades sociais de acordo com nossa capacidade econômica.

Na Cantábria, campanhas educacionais são dirigidas a jovens, empresas e indivíduos com iniciativas em escolas e universidades que buscam explicar o papel dos impostos de uma perspectiva compreensível para todas as idades.

Como lembrou Barros ao encerrar sua intervenção, “a tributação não é apenas uma obrigação legal: é um ato de responsabilidade cidadã”. Com esta palestra, UNEATLANTICO reforça sua aposta em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades fiscais e sociais.

Este slideshow necessita de JavaScript.