A Universida Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) acolhe mais um ano o dia de Sensibilização do VIH por parte da Associação Cidadã Cántabra Antisida (ACCAS) com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância do VIH na saúde, seu impacto e a necessidade de medidas preventivas.
Esta jornada, representada pelas colaboradoras da ACCAS Ángela González, Miriam Bustillo, Olaya Velasco, Virginia García e Raquel Martínez, foi realizada no andar 0 da universidade com um ponto de consulta com folhetos informativos e materiais de prevenção à disposição dos alunos.
Além disso, foi oferecida aos alunos interessados a possibilidade de realizar testes rápidos e gratuitos de detecção do HIV por saliva, os quais foram completamente confidenciais.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é uma bactéria que danifica o sistema imune destruindo um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater infecções. Em 2024, estimou-se que 40,8 milhões sofrem e vivem com esta doença, dos quais 1,4 milhão são adultos e jovens.
Sobre o ACCAS
A Associação Cidadã Cántabra Antisida (ACCAS) é uma comunidade dedicada a oferecer atendimento integral (assistência, integração, apoio, informação e educação) através de seus serviços e programas acessíveis sobre HIV/Aids. Além disso, oferece informação de qualidade específica para a população.