O voluntariado da UNEATLANTICO cresce e se consolida graças ao compromisso estudantil

02 dez 2025
O voluntariado da UNEATLANTICO cresce e se consolida graças ao compromisso estudantil

O programa de voluntariado da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), continua crescendo graças ao compromisso e à sensibilidade de seus alunos.

Este ano destacam-se especialmente dois alunos pelo seu trabalho na coordenação de iniciativas e na motivação dos seus colegas: Ilse Mercado, estudante de Publicidade e Relações Públicas (PRP), e Alex Elvira, aluno da dupla graduação em Publicidade e Relações Públicas e Comunicação Audiovisual (CA). Ambos começaram a se envolver no último curso e hoje se tornaram peças-chave do projeto.

Para eles, o principal objetivo do voluntariado é conectar-se com os alunos, independentemente do grau que cursam e oferecer-lhes a oportunidade de complementar sua formação acadêmica com experiências que promovam o contato com diferentes realidades sociais. Consideram que este programa promove valores como a solidariedade, a empatia e o compromisso social, permitindo aos participantes acompanhar pessoas que possam precisar de apoio e descobrir a importância de colaborar com seu ambiente.

Ao longo do ano, a universidade promoveu diversas atividades: desde o acompanhamento de pessoas idosas ou com dificuldades no Hospital Padre Menni, até iniciativas com a associação Buscando Sorrisos, passando por colaborações nos jogos do Racing ou em concertos de Santander onde os voluntários assistem pessoas com mobilidade reduzida para que aproveitem o evento.

Também participam de projetos acessíveis como os do Banco de Alimentos ou da Cozinha Econômica, que permitem ajudar até quem tem pouco tempo. A organização interna é simples: os coordenadores recebem as convocatórias por e-mail e as difundem através de um grupo do WhatsApp ao qual os alunos podem se juntar facilmente. Isso permite que cada pessoa escolha quando e em quais atividades participar de acordo com sua disponibilidade ou seus interesses.

Tanto Ilse como Alex destacam que esta experiência lhes permitiu aprender e desenvolver habilidades de coordenação e trabalho em equipe. Além disso, eles afirmam que colaborar com essas atividades traz grande satisfação pessoal. Convidam qualquer estudante interessado a se juntar ao programa, lembrando que o processo é muito simples e que as oportunidades são variadas.

Para eles, o voluntariado universitário não só beneficia aqueles que recebem ajuda, mas também transforma quem a dá, permitindo-lhes conhecer novas facetas de si mesmos e fortalecendo a comunidade universitária.