A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) recebe amanhã, 10 de dezembro, a vigésima quinta rodada de investidores da Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN). Durante este evento, três startups cántabras, LAPROA, CANAIA e LAYA, apresentarão seus projetos para os investidores que são apoiados pela universidade.
Nesta ocasião, a rodada será aberta por Federico Moratinos, CEO da Euromexia para a Europa e presidente do Cluster de Inteligência Artificial NERTRA no México, que posteriormente será entrevistado pelo diretor de conteúdo da Cadena SER em Cantábria, Fermín Mier.
O primeiro projeto é LAPROA Biotech, startup que cria oceanos em miniatura através de seu biorreator patenteado DFBTM, que mantém água marinha estável sem químicos e com mortalidade <1%. Integrado no ecossistema digital DAGON, oferecemos uma solução avançada para a aquicultura RAS com controle inteligente, eficiência e sustentabilidade.
Por outro lado, CANAIA é uma plataforma SaaS (Software as a Service) impulsionada pela Inteligência Artificial que automatiza o atendimento ao cliente para pequenas empresas, gerenciando chamadas, chats, reservas e pedidos com um assistente omnicanal, acessível e configurado em minutos.
E finalmente, como terceiro projeto apresenta LaIA, uma solução de IA conversacional, que interage com pacientes diagnosticados com patologias relacionadas à saúde mental por prescrição médica e acompanhamento de um médico. Ajudará os centros de cuidados primários a reduzir a carga assistencial e realizar um acompanhamento ordenado desses pacientes.
FIDBAN é uma fundação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é ajudar startups a buscar investimento privado para o desenvolvimento de seus projetos. Fazem parte de seu Patronato a Universidade Europeia do Atlântico, SODERCAN como patrocinador principal, a Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), o CITICAN, os municípios de Santander e Torrelavega e CEOE-CEPYME.