A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) acolhe o dia “Saboreie a diversidade” com o objetivo de sensibilizar e aproximar a realidade da deficiência ao ambiente universitário. A jornada foi organizada em colaboração com Inserta Emprego e a entidade Fundação ONCE. Além disso, durante a programação, o atleta Paralímpico e formador, Alejandro Sánchez Palomero, deu uma palestra.
O secretário-geral da universidade, Jesús Peña, e a diretora de Inserta Emprego em Cantábria e Astúrias, Beatríz Ávila Cobos, apresentaram a jornada e falaram sobre a importância dessas iniciativas para “visibilizar realidades que fazem parte do nosso dia a dia”. Eles também enfatizaram que este é um aprendizado de vida e uma experiência enriquecedora, que permite entender diferentes realidades e promover o crescimento pessoal. Ambas as intervenções coincidiram na importância de refletir sobre o que significa acessibilidade e entendê-la a partir de múltiplas percepções. Este colóquio faz parte da semana dedicada à inclusão.
Por sua vez, o atleta de elite, Alejandro Sánchez Palomero, com duas medalhas de bronze em quatro Jogos Paralímpicos, compartilhou com os alunos sua história de resiliência e superação, marcada por um grave acidente que fez ele perder um braço. Sanchez explicou como o esporte se tornou uma ferramenta para reivindicar e aceitar-se como é, encorajando os participantes a encontrar seu propósito dia após dia. Depois de triunfar em natação e triatlo, agora procura se classificar para os Anjos 2028 em taekwondo, sendo pioneiro em participar de três disciplinas. Como mensagem final, o atleta compartilhou algumas reflexões centradas em “confiar em si mesmo, nunca desistir, viver com atitude positiva, ser paciente e nunca trair os valores de si mesmo.”
Vários pontos de informação também foram habilitados na sala de exposições da universidade. Entre eles, incluíram um estande sobre o sistema de braille e vários espaços interativos com jogos, estes últimos permitiram aos alunos e funcionários entender a acessibilidade a partir de diferentes percepções.
Através deste tipo de iniciativas, a UNEATLANTICO procura aproximar a realidade da deficiência ao ambiente universitário.
Se você quiser saber mais sobre Alejandro Sánchez Palomero, convidamos você a ouvir sua entrevista no UNEATLANTICO Radio pela mão de Paula Díaz Velarde e Alex Martín, ambos estudantes de jornalismo.