A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organizou uma palestra sobre cibersegurança ministrada por José Carlos Cano, professor do Mestrado em Formação de Professores da UNEATLANTICO e presidente da Associação Cantábrica de Cibersegurança (Cibercantabria).
José Carlos Cano, professor da UNEATLANTICO e engenheiro de computação especialista em segurança cibernética falou em primeira mão sobre a importância de entender a privacidade digital como parte do compromisso ético e profissional que se assume no âmbito educacional. Em particular, ele conectou o tema da palestra com sua experiência no dia a dia como professor.
Cano sublinhou que a importância da gestão responsável da informação não é apenas uma questão técnica, mas também uma forma de proteger a confiança que as comunidades escolares depositam nos professores. Por sua vez, abordou a necessidade de usar senhas robustas, atualizadas e gerenciadas com segurança.
Por outro lado, discutiram as boas práticas relacionadas com a proteção de dispositivos e equipamentos de trabalho, lembrando que uma equipe desatendida em um ambiente profissional pode se tornar um foco de conflito. Também, refletiu-se sobre o uso responsável das redes (tanto wi-fi como redes sociais) e sua relevância para preservar a integridade de dados sensíveis, bem como a própria reputação digital do corpo docente e dos alunos dos estágios da Primária, Secundária e FP.
Com este tipo de iniciativas, UNEATLANTICO reforça o seu compromisso com a formação dos seus alunos para que tenham as ferramentas necessárias para o seu futuro profissional, promovendo assim uma cultura de segurança e responsabilidade digital.