Dr. Álvaro Velarde Sotres, Coordenador do Programa de Doutorado em Atividade Física e Esporte: Riscos e Benefícios da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), e o Dr. Carlos Galindo, Chefe da Seção de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla, publicam um estudo científico no prestigiado Journal of Orthopaedic Surgery and Research.
A pesquisa, intitulada «Shoulder ligamentoplasty, arthroscopic Latarjet, dynamic anterior stabilization, and arthroscopic Trillat for the treatment of shoulder instability: a systematic review of original studies on surgical techniques», sintetizar e integrar a pesquisa internacional publicada em várias bases de dados científicas sobre as técnicas cirúrgicas para o tratamento da instabilidade do ombro.
Para isso, os pesquisadores analisaram um total de 25 estudos, explorando a eficácia e aplicação de técnicas artroscópicas avançadas como a ligamentoplastia de ombro, o Latarjet artroscópico, a estabilização anterior dinâmica (DAS) e a técnica artroscópica de Trillat.
Os resultados da pesquisa indicam que a ligamentoplastia artroscópica oferece vantagens para preservar a anatomia nativa do paciente, manter a integridade articular e permitir intervenções alternativas em caso de fracasso. A técnica artroscópica de Trillat oferece uma solução minimamente invasiva para a instabilidade anterior sem perda óssea significativa. A técnica DAS usa o tendão do bíceps para fornecer estabilização dinâmica. Por último, o procedimento de Latarjet continua sendo o padrão de referência para o tratamento da perda óssea glenoidea anterior superior a 20%.
Esta publicação é uma contribuição valiosa. Cada técnica cirúrgica para a instabilidade anterior do ombro tem implicações específicas. A escolha do tratamento deve basear-se numa avaliação individualizada que tenha em conta a magnitude da perda óssea, a qualidade capsuloligamentosa e as exigências funcionais do paciente.
Para ler mais sobre este estudo, você pode fazê-lo através deste link: https://doi.org/10.1186/s13018-025-06422-7.
Caso queira consultar mais sobre artigos de pesquisa da nossa comunidade, pode ser acessado através do Repositório UNEATLANTICO ou o portal de notícias de pesquisa.