UNEATLANTICO e a Fundación Universitaria Iberoamericana participam do II Encontro Ibérico de Internacionalização realizado em Vigo, Galiza

16 dez 2025
UNEATLANTICO e a Fundación Universitaria Iberoamericana participam do II Encontro Ibérico de Internacionalização realizado em Vigo, Galiza

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e a Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Ibero-americana, FUNIBER) participaram no II Encontro Ibérico de Internacionalização, em Vigo, que reuniu especialistas e responsáveis universitários de Espanha e Portugal com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral no âmbito do ensino superior.

Em representação da universidade estiveram presentes o Dr. Roberto Ruiz, vice-reitor de Relações Internacionais, Jesús Peña, secretário geral da universidade; e o Dr. F. Álvaro Durántez, docente da UNEATLANTICO e diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia.

O encontro, organizado pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização do Ensino Superior (SEPIE) em colaboração com a Universidade de Vigo e o Consórcio da Zona Franca de Vigo, decorreu durante dois dias e reuniu mais de uma centena de profissionais ligados ao sector. Durante este encontro, foram abordados os principais desafios atuais e futuros, como a atração de talentos internacionais, as novas fórmulas de cooperação bilateral, o papel crucial do programa Erasmus+, e o posicionamento estratégico do espanhol e português como línguas acadêmicas e científicas.

O Dr. Durántez interveio em uma mesa redonda sobre a colaboração em torno da iberofonia, onde se analisou o papel estratégico do espanhol e do português das universidades dos dois países. O diretor da Cátedra Funiber de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia fez uma apresentação geral do processo de articulação do espaço da iberofonia e da relação geoestratégica entre os países de língua espanhola e portuguesa assim como das características de relação entre as duas línguas.

O professor do UNEATLANTICO compartilhou mesa com a Sra. Mercedes Alvarez, chefe de Estudos do Centro de Línguas da Universidade de Vigo; D. Manuel Célio Conceição, da Universidade Algarve; e Dña. Antónia Estrela, directora do Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa. A mesa foi moderada por D. Paulo Almeida, chefe da equipa de Comunicação da Agência Nacional Erasmus+ para a Educação e Formação de Portugal.

A presença da UNEATLANTICO neste fórum permite reforçar o seu compromisso com a projeção internacional, bem como estabelecer contactos e sinergias com instituições e organismos chave de Espanha e Portugal.

Este slideshow necessita de JavaScript.