A UNEATLANTICO e a Fundação Universitária Iberoamericana participam da Cúpula Internacional organizada pela REDMUN

12 jan 2026
A UNEATLANTICO e a Fundação Universitária Iberoamericana participam da Cúpula Internacional organizada pela REDMUN

No âmbito da Cúpula Internacional de Governança, Liderança e Democracia, o professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Luis Eduardo Prado, juntamente com a diretora da sede da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) na República Dominicana, Massiel Castro, apresentou a conferência intitulada: “A importância da oratória na educação de líderes sociais e juvenis”.

Diante de um auditório composto por jovens políticos, líderes sociais e acadêmicos de diversas nacionalidades, Prado defendeu que a oratória deve ser considerada uma ferramenta essencial na formação daqueles que guiarão o futuro dos países da região ibero-americana durante o século XXI.

Durante sua intervenção, o professor da UNEATLANTICO ressaltou que essa disciplina é mais do que ter eloquência, pois funciona como o principal veículo para o desenvolvimento de diversas habilidades sociais ou soft skills. Segundo Prado, a prática da oratória é determinante para a liderança moderna, pois potencia capacidades como a pesquisa rigorosa, a escuta ativa e o fomento do pensamento crítico, especialmente sobre os líderes sociais.

Da mesma forma, o professor da UNEATLANTICO exortou os políticos presentes a priorizar a formação comunicativa como um pilar tanto ético quanto estratégico. Em seu discurso, ele afirmou que um líder que não sabe se comunicar com clareza e empatia não será capaz de mobilizar as mudanças que a região exige. O objetivo final, conforme detalhou Prado, deve ser “a formação de políticos que não apenas aspirem a ocupar cargos públicos, mas que sejam capazes de inspirar confiança, não apenas durante sua campanha, mas ao longo de toda a sua gestão”.

Por sua vez, Massiel Castro aproveitou o encontro para convidar todos os participantes a conhecerem mais sobre os planos de bolsas de estudo em diversas áreas do conhecimento, com especial ênfase nos programas de Direito e Políticas, bem como nos de Humanidades e Comunicação. Essas áreas são de especial interesse tanto para os jovens líderes presentes quanto para as instituições que representam neste fórum internacional.

Finalmente, a presença dos representantes da UNEATLANTICO e da FUNIBER serviu para estabelecer as bases das relações institucionais com a REDMUN, com o objetivo de continuar colaborando em questões sociais, culturais e acadêmicas. A participação de ambas consolida a projeção internacional da UNEATLANTICO em espaços de debate de grande alcance na Ibero-América e reafirma o compromisso da FUNIBER com a promoção do ensino superior e o desenvolvimento da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.