O grupo de investigação em Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da UNEATLANTICO publica um novo artigo na revista Nutrients

04 fev 2026
O grupo de investigação em Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da UNEATLANTICO publica um novo artigo na revista Nutrients

Iñaki Elío, diretor do Curso de Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética (NHD) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), lidera a publicação de um novo artigo na prestigiada revista Nutrients (MDPI, Q1, vol. 18, n.º 2, art. 257), intitulado “Aplicação inovadora de chatbots na educação em nutrição clínica: a experiência E+DIETing_Lab em estudantes universitários”.

O estudo multicêntrico, realizado com 475 estudantes universitários de Espanha, Portugal, Polónia, Áustria e Bélgica, demonstra resultados altamente satisfatórios: 79% percebem a ferramenta de forma positiva, 90% valorizam a sua utilidade e regista-se uma melhoria de 73,9% na autoavaliação das competências nutricionais após cinco interações clínicas virtuais.

Esta investigação foi financiada pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE), número de subvenção 2021-1-ES01-KA220-HED-000032074 (projeto Erasmus+ «Digital Lab for Education in Dietetics combining Experiential Learning and Community Service» [E+DIETing_Lab], 2021–2024).

A UNEATLANTICO, como instituição coordenadora, colaborou com um consórcio internacional de seis parceiros: Universidade de Valladolid (Espanha), Universidade de St. Pölten (Áustria), Universidade do Porto (Portugal), AP Hogeschool Antwerpen (Bélgica) e Universidade Jan Kochanowski (Polónia). Mais informações em https://edietinglab.eu.

Elío participou na elaboração do artigo juntamente com outros autores, como Kilian Tutusaus, Imanol Eguren-García, Álvaro Lasarte-García, Arturo Ortega-Mansilla, Thomas A. Prola e Sandra Sumalla-Cano.

 

Esta nova publicação reforça o compromisso da UNEATLANTICO com a investigação de ponta em nutrição, integrando tecnologias digitais na formação do Curso de Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética e consolidando a sua liderança europeia. Somam-se à recente avaliação excelente do projeto E+DIETing_Lab pela SEPIE (86/100 pontos).

O sucesso do E+DIETing_Lab estende-se ao projeto MAHINE, também liderado pela UNEATLANTICO, que inicia o desenvolvimento de pacientes virtuais para melhorar a educação nutricional em Angola.

Este trabalho valida a aplicação inovadora de chatbots com inteligência artificial na educação clínica nutricional, com base na experiência do projeto europeu E+DIETing_Lab, acessível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/18/2/257