A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), através de seu Escritório de Cooperação e Ação Social (OCAS), juntou-se mais uma vez à Fundação Hermandad de Donantes de Sangre de Cantabria (HDSC) para impulsionar uma jornada solidária de doação em seu campus.
Uma unidade móvel da HDSC foi instalada e uma sala de aula foi habilitada, onde médicos, enfermeiros e profissionais de saúde acompanharam os doadores durante todo o processo. Antes de realizar cada extração, foi verificado que os voluntários cumpriam os requisitos necessários, garantindo assim a segurança e a higiene em cada etapa da jornada.
A resposta da comunidade universitária foi muito positiva, mostrando o compromisso coletivo da UNEATLANTICO com a solidariedade e o bem-estar social. Com iniciativas como esta, a universidade reforça seu papel ativo na promoção da saúde e no apoio à comunidade cántabra, contribuindo e sensibilizando sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.
Neste sentido, deve-se lembrar que estas jornadas são repetidas no campus duas vezes cada ano acadêmico com o objetivo de chegar a um público muito jovem que contribuirá para garantir a continuidade geracional das doações na região.