A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) realizará os Workshops de “Aprender Fazendo”, um dia formativo projetado para oferecer uma experiência educativa e próxima ao ambiente universitário. Nesta ocasião, a instituição acolherá alunos do 4o ano do ESO, Bacharelado e Ciclos Formativos de Grau Superior de toda a Cantábria, que terão a oportunidade de participar ativamente em oficinas práticas relacionadas com as suas áreas de interesse.
O objetivo principal do evento é o desenvolvimento de uma série de oficinas e atividades para que os jovens tenham a oportunidade de ter uma primeira aproximação à oferta acadêmica da UNEATLANTICO e conhecer os graus que poderão estudar no futuro.
Em primeiro lugar, dentro do bloco dedicado à Comunicação que engloba os graus de Comunicação Audiovisual (CA), Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas (PRP), será desenvolvido o workshop “Rádio & TV Express”. Neste contexto, os participantes trabalharão no estúdio de rádio e no estúdio de televisão da universidade para aprender a locutar e usar o teleprompter em uma gravação real. Ideal para viver a experiência real de comunicar ao vivo e manter a atenção com dinâmicas muito participativas.
Além disso, e de forma simultânea, os workshops relacionados com as licenciaturas na área dos alimentos como Nutrição Humana e Dietética (NHD), Ciência e Tecnologia dos Alimentos (CTA) e Gastronomia centrarão-se na saúde e na biotecnologia. Sob esta premissa, no workshop intitulado “Compreender o corpo e os alimentos: saúde, açúcar e DNA”, os alunos realizarão atividades de microbiologia, observação de DNA e análise de açúcar em bebidas energéticas, conectando a teoria com a prática alimentar atual.
Além disso, os workshops focados nos cursos de engenharia como Engenharia Informática (II), Engenharia de Organização Industrial (IOI) e Engenharia das Indústrias Agrícolas e Alimentares (IIAA) proporcionarão experiências tecnológicas de ponta através dos workshops “Engenheiro por um dia”. O emocionante mundo das pontes» e «Quebrando a ilusão: hackeando uma IA», os estudantes poderão desde gerir a construção de infraestruturas até testar os limites dos modelos linguísticos modernos para desenvolver o seu espírito crítico.
Também da área de Educação com o grau de Educação Primária (EP) será realizado o workshop “Descobrindo o professor que tenho dentro…” a matemática pode ser divertida» em que a sala de aula se transformará em um laboratório de descoberta guiada onde, através do uso de material manipulativo, os alunos descobrirão uma face da matemática mais interessante, divertida e funcional como a que costumam ver nos livros escolares.
Por fim, na Área de Idiomas com o grau em Tradução e Ensino de Línguas (TEL), você completará a experiência com o workshop “Idiomas em ação: Interpreta, Traduz e Ensina”. Por meio desta proposta, os alunos vivenciarão a adrenalina da interpretação simultânea dentro de uma cabine profissional, aprenderão as técnicas para legendas de plataformas como a Netflix e utilizarão ferramentas do Canva IA para criar histórias através do storytelling. refletindo sobre a precisão da linguagem na era da inteligência artificial.
Recorde-se que as atividades são organizadas durante os dias 18 e 25 de março. Os estabelecimentos de ensino interessados em participar deverão coordenar seus grupos e comunicar-se com o Negociado de Admissão antes da data limite de inscrição, fixada para 05 de março de 2026, através do correio