A primeira edição das Jornadas de Orientação Universitária, que decorrem no campus distribuídas em quatro sessões realizadas ao longo de duas semanas, ofereceram uma perspectiva interessante sobre as carreiras que compõem a oferta acadêmica da instituição. A forma de configurar o programa permitiu aos participantes um triplo olhar sobre eles, pois conheceram uma série de opiniões e conselhos compartilhados pelos diretores acadêmicos, alguns profissionais do setor e um grupo de graduados que concluíram seus estudos na UNEATLANTICO.
A primeira sessão reuniu as graduações em Administração e Gestão de Empresas, Engenharia de Organização Industrial e Engenharia Informática e os respetivos diretores acadêmicos – Doutores Silvia Aparicio, Jorge Crespo e Manuel Masías – descreveram as particularidades dos estudos que dirigem e sublinharam algumas ideias úteis sobre o trabalho que acontece em sala de aula, bem como as principais oportunidades de trabalho que essas carreiras proporcionam. O Dr. Aparicio referiu-se ao que as empresas exigem hoje na hora de recrutar pessoal, “que dominem não só os conteúdos do curso, mas também que saibam idiomas, que sejam capazes de desenvolver projetos e comunicá-los, que possam debater, que tenham pensamento crítico, que se adaptem aos problemas que surgem… Por isso, não treinamos apenas nossos alunos em conteúdos práticos, mas também em habilidades”. Por seu lado, o Dr. Crespo salientou que “você vem à Universidade não só para adquirir conhecimentos, mas também para estabelecer contatos, trabalhar em projetos, mas sobretudo para aproveitar o seu tempo e crescer profissionalmente”. Além disso, o Dr. Masías destacou “a contribuição metodológica da Universidade. Não se pode ficar na parte técnica, nem na parte executiva, mas também deve evoluir para uma parte gerencial”.
Os profissionais convidados para este primeiro dia foram Manuel Huerta (presidente da Oxital), Rosa Castrillo (diretora de RH da Global Steel Wire), Elena Pérez Suarez (XPO Logistics) e Carlos Recio (IDRUS). Além disso, participaram graduados que estudaram na UNEATLANTICO e já são profissionais, como Ana Villalba, Sol Torralba, Alberto Bolado e Ruth Cortez.
Na segunda sessão, foram revistas as graduações relacionadas com as línguas (Tradução e Interpretação e Línguas Aplicadas), com a comunicação (Jornalismo, Comunicação Audiovisual e Publicidade e Relações Públicas), bem como o Ensino Fundamental. Os líderes acadêmicos, Dra. Araceli Alonso, Dra. Laura García e Professor Alejandro Sanz falaram primeiro. Posteriormente, o diretor de notícias do Grupo COPE Cantabria, Gerardo Sisniega; Daniel Díez, professor associado da Universidade da Cantábria e também da Escola Oficial de Línguas e Cristina Ruiz García, professora primária. E a sessão foi completada pelos graduados da UNEATLANTICO Ángela Caloca (Departamento de Comunicação do Governo da Cantábria), Alba González (CISE) e Laura Pombo.
CAFYD e Psicologia
As graduações em Psicologia e Ciências da Atividade Física e do Esporte ocuparam a terceira sessão, que começou com o Dr. Carlos Lago, que relembrou o momento em que escolheu estudar o CAFYD. “Aí pensei que a saída mais natural era ser professor de Educação Física e, curiosamente, é praticamente a única que não desempenhado. Em todo o caso, por meio desta licenciatura poderá melhorar a saúde das pessoas, tanto do ponto de vista, do ponto de vista do treino esportivo, do alto rendimento, do tratamento de lesões em contato com os fisioterapeutas. Há também uma área de gestão, desenvolvendo projetos. Ou seja, ajudar as pessoas por meio do movimento”. O Dr. Juan Luis Martín, por sua vez, indicou que “os psicólogos se dedicam ao estudo do comportamento e à intervenção neste campo. É uma profissão consolidada, tanto do ponto de vista acadêmico quanto científico”. Martín destacou que “os psicólogos não leem mentes, exercemos uma profissão científica na qual tentamos usar os melhores recursos”.
Entre os profissionais convidados para esta sessão estavam Felipe Suárez, diretor da EliteTraine e Marisa Garcés, chefe do Departamento de Psicologia da Clínica Aván. A perspectiva dos alunos foi fornecida por Andrea García (graduada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica) e Brandon D. Hoyos (aluno do quarto ano de graduação do CAFYD).
Graduação de alimentação
O último dia centrou-se nas graduações relacionadas com a alimentação, pelo que os seus diretores acadêmicos, doutores Sandra Sumalla (Ciência e Tecnologia Alimentar / Gastronomia), Iñaki Elío (Nutrição Humana e Dietética) e o professor de engenharia Emilio Casuso (Engenharia das Indústrias Agrícola e Alimentar) esclareceram a principais diferenças entre cada uma dessas especialidades.
O Dr. Elío iniciou a sessão comentando que o curso que dirige estuda “as bases da biologia, da química e da anatomia, as propriedades e composição dos alimentos, bem como seus efeitos sobre o corpo e seu metabolismo. Também a aplicação desta disciplina em esportes, saúde e doença. Procura desenvolver a capacidade de análise e síntese, o gosto pela investigação e a capacidade de prestar atenção, ouvir e compreender”.
O decano da Faculdade de Ciências da Saúde, Dr. Sumalla indicou que a graduação em Ciência e Tecnologia Alimentar se centra em “conhecer a composição dos alimentos e as causas pelas quais se deteriora, para conceber melhores sistemas de produção, conservação e embalagem, para obter maiores comida de qualidade, etc.” Sobre a graduação em Gastronomia, destacou que “fornece bases científicas para compreender os fundamentos culinários”. Por seu lado, o Professor Emilio Casuso referiu-se à graduação em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares “uma profissão regulamentada. Dedicamo-nos a auxiliar os produtores agrícolas, ou seja, o setor primário, no desenho para tratar as matérias-primas que depois são transformadas em alimentos”.
Ana Amo (Especialista em Nutrição), Javier Gómez (Diretor de compra da Nestlé) e Manuel Martínez Prat, graduado do NHD e fundador da Integral Nutrition, também participaram da sessão. Também os graduados Álvaro Aja, (NHD), Ana Pinta (dupla graduação em NHD e CTA), Victoria Pantaleón (IIAA) e Carlota Anaya, que está a fazer dupla licenciatura em NHD e CTA.