A Comissão Europeia anunciou os primeiros projetos selecionados para as novas Academias de Professores Erasmus+. Entre eles está o DigitalTA, liderado pela Universidad Europea del Atlántico e pela FUNIBER, além de outros parceiros internacionais.
O projeto DigitalTA é uma Academia Digital que se centra na transição dos professores da formação para a prática, desenvolvendo competências para o trabalho na sala de aula, graças a casos práticos, mas sobretudo com o apoio de uma comunidade de aprendizagem, uma comunidade de pares constituída por professores, professores universitários e professores de formação continuada, criação de comunidades de aprendizagem e estudos de caso para prevenir o abandono precoce da profissão.
Desta forma, o Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE), a agência espanhola para o desenvolvimento e gestão do programa Erasmus+ da União Europeia na área da Educação e Formação em Espanha, organizado em conjunto com a Universidade de Castilla- La Mancha (UCLM), com o apoio da Comissão Europeia, uma conferência para informar as instituições interessadas em apresentar projetos para as Academias de Professores Erasmus+.
Em nome da UNEATLANTICO e da FUNIBER, Thomas Prola apontou que se trata de uma iniciativa que procura “promover uma cultura europeia para a formação de professores, criando uma rede internacional de educadores em transição e, desta forma, evitar o abandono precoce do ensino pelo docente, um grande problema para os países envolvidos no projeto”.
Este evento decorreu numa modalidade híbrida (presencial e on-line), com a presença de representantes das instituições participantes, na cidade de Toledo (Espanha). O evento ofereceu informações sobre o contexto de criação da iniciativa, aspectos-chave para a apresentação dos projetos, além de um quadro com boas práticas dos projetos selecionados.
Dia informativo sobre as Academias de Professores Erasmus+
Jornada informativa sobre as Academias de Professores Erasmus+