O diretor da Obra Cultural FUNIBER e UNEATLANTICO, curador das obras e decano da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Federico Fernández, inaugura a exposição que inclui duas coleções do renomado pintor e escultor espanhol Pablo Picasso: A Tauromaquia (La Tauromaquia) e a A Flauta Dupla (La Flauta Doble).
O evento aconteceu no salão de exposições da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) e contou com a participação da docente e responsável pela Extensão Cultural, Helena Garay, que em nome do reitor da instituição acadêmica, Rubén Calderón, deu as boas-vindas todos os presentes.
Do mesmo modo, autoridades civis e militares participaram no evento por ocasião do Seminário de AMETIC (Asociación de Empresas Electrónicas, Tecnológicas, de Telecomunicaciones y Contenidos Digitales) que se realizou nas instalações da Universidade e no qual participaram personalidades como o Chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD ), Almirante Geral, Teodoro Esteban López; ou a Secretária de Estado de Defensa, Amparo Valcarce García.
De acordo com o decano, “A Tauromaquia” de Picasso foi publicada por Gustavo Gili em 1959 como parte da coleção Ediciones la Cometa, com 26 aguatintas a açúcar e gravura de ponta seca, ilustrando o livro de Pepe Hillo “La Tauromaquia o arte de torear” (A Tauromaquia ou a arte de tourear). Também destacou que é a primeira vez que a Obra Cultural FUNIBER e a UNEATLANTICO expõe a coleção e que ela se destaca por ter sido feita em papel japonês antigo, sendo uma das dez únicas no mundo.
No caso da segunda coleção, «La Flauta Doble», trata-se de uma série produzida entre 1932 e 1955, que se baseia em diferentes influências, entre as quais se destacam Goya e Dalí. Nela “você pode encontrar todos os mitos e questões que ele retrabalhou a partir da história da arte e até mesmo da tradição greco-romana”, como destacou Fernández.