Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Professor, no dia 5 de outubro, o auditório da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) está organizando a conferência “Inovação Educacional, ministrada por Carlos Hevia-Aza, reconhecido Coordenador Pedagógico no Colégio Santa María del Naranco em Oviedo.
Como enfatizou Carlos Hevia-Aza, o objetivo de sua visita era compartilhar uma experiência real e mobilizar os alunos para que entendessem que a inovação educacional vai além de meros rótulos. Também afirmou que isso requer ação, formação e uma metodologia sólida. Assim, transmitiu aos alunos a ideia de que eles podem aprender com as experiências de outras pessoas, assim como ele aprende com elas.
O palestrante também enfatizou que “inovação significa que os alunos aprendem algo que não sabiam antes”. É por isso que eu queria que os estudantes universitários estivessem presentes para aprender o que está sendo feito no mundo real.
Também expressou sua profunda gratidão à Universidade e a Josep Alemany, diretor acadêmico do curso de graduação em Educação Primária e do Mestrado em Formação de Professores pela confiança que depositaram nele desde o início. Foi gratificante para o palestrante sentir o apoio e o suporte da instituição.
Promoção da inovação
Durante a conferência, foi feita referência à metáfora “Hic Sunt Dracones” (“Aqui estão os dragões”), usada em mapas cartográficos antigos para representar o terreno desconhecido e temido. Carlos Hevia-Aza destacou que o medo da mudança é universal, mas quando um grupo de profissionais o supera e está disposto a mudar, inspira outros a se juntarem à iniciativa de mudança, promovendo assim a inovação.
O palestrante afirmou que é essencial que os profissionais que estão convencidos da importância da inovação se concentrem em levar essa proposta àqueles que estão receptivos e dispostos a mudar. Também enfatizou a importância de estabelecer metas claras e definir o propósito de cada mudança, conectando os objetivos com a realidade e o contexto para uma implementação bem-sucedida da inovação.
Por outro lado, enfatizou que mais de 108.000 estudos comprovam a importância de um bom feedback do professor no processo de aprendizagem. Esses estudos, que abrangem uma amostra de até 300 milhões de alunos ao longo de 25 anos, mostram que o feedback de qualidade é o principal fator para a obtenção dos melhores resultados.
Também enfatizou que, para implementar a inovação nas escolas, é necessário formar os professores em habilidades de gerenciamento de mudanças em todas as suas dimensões. Somente dessa forma eles poderão transmitir aos alunos a motivação e a atitude proativa necessárias para inovar.
Carlos Hevia-Aza concluiu sua participação enfatizando que, além do conhecimento e das habilidades de ensino, o valor de um professor está em sua atitude. Por isso, ele enfatizou a importância de se concentrar nas “asas” do sistema educacional, ou seja, na atitude e na disposição para inovar.
Deseja saber mais sobre o palestrante?
Além de ser professor de Educação Física, Carlos Hevia-Aza Fernández destaca-se por ser o criador da disciplina “Cambiología”, que leciona na Escola Santa María del Naranco, em Oviedo. Também é cofundador da Nortesport eNe Oposiciones, com a qual a UNEATLANTICO tem um acordo e colabora nos cursos de formação para futuros professores na Cantábria. Participou como palestrante na conferência TEDx e recebeu o prêmio nacional Educaweb 2015 para Orientação Acadêmica e Profissional.