Um grupo de alunos do terceiro e quarto ano do curso de graduação em Educação Primária ministrado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) realizou uma viagem de campo ao Parque Las Llamas, em Santander. Isso está dentro da estrutura da disciplina “Ensino e aprendizado do conhecimento do ambiente natural, social e cultural”, ministrada por María Viota.
A atividade foi realizada em colaboração com o projeto Santander Capital Natural e foi orientada pela Sociedade Ornitológica Espanhola, SEO/BirdLife. Santander Capital Natural é um projeto liderado pela Prefeitura de Santander que busca fortalecer o papel das áreas verdes urbanas na conservação da biodiversidade em nível local, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos de Santander. O projeto também visa usar espaços verdes para reconectar a população urbana com a natureza e ampliar o apoio social à sua conservação.
María Viota, professora da UNEATLANTICO e membro da SEO/BirdLife, viu a atividade como “uma prática real de uma situação de aprendizado”. Da mesma forma, como uma oportunidade para os alunos se beneficiarem da dimensão educacional do projeto, mostrando a importância das ações de naturalização urbana para a conservação da biodiversidade e a melhoria da nossa qualidade de vida.
A atividade foi projetada com o objetivo de adquirir conhecimento sobre biodiversidade e aplicações didáticas de ecossistemas urbanos. Na verdade, espera-se que o projeto seja executado até dezembro de 2025, portanto, há uma grande probabilidade de que alguns dos alunos que participaram da viagem de campo possam replicar essa atividade em suas futuras funções de ensino, beneficiando assim futuros alunos.
A viagem de campo foi recebida de forma positiva, tanto do ponto de vista individual, considerando os muitos benefícios da exposição a espaços verdes e azuis, quanto do ponto de vista acadêmico.
Além de ser uma forma inovadora de introduzir o conceito de biodiversidade e, em particular, a biodiversidade urbana, o projeto também tem o potencial de melhorar a saúde física e mental dos alunos, aumentando a presença da natureza na educação.
O sucesso do passeio refletiu-se no questionário de avaliação elaborado pela professora, em que a maioria dos alunos avaliou a experiência com nota 9 ou 10. Além disso, eles ofereceram sugestões valiosas para melhorar a prática em futuros programas de ensino, refletindo um espírito crítico que Viota descreveu como “reforçando o poder e o valor dessa atividade”.
Mais informações sobre o projeto
O projeto Santander Capital Natural, que será executado até dezembro de 2025, conta com a colaboração da Prefeitura de Santander, da SEO/BirdLife, da Associação Amica, da Fundação para Pesquisa Climática e da Universidade da Cantábria. Também é apoiado pela Fundação de Biodiversidade do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (MITECO) na estrutura do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR), sendo financiado pela União Europeia por meio do NextGenerationEU.
O projeto foi recentemente reconhecido com o prêmio Sustainability Actions 23, que reconhece iniciativas e projetos nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade e inclusão social.