Na última sexta-feira, a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico) recebeu os alunos do IES Muriedas em seu campus, em que tiveram a oportunidade de visitar as instalações e aprender com os professores da UNEATLÂNTICO, o curso de Graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte.
O laboratório de biomecânica da Universidad Europea del Atlántico recebeu um grupo de 22 alunos do Segundo Bacharelado da IES Muriedas, que estão cursando a disciplina opcional “Estilo de vida ativo e saudável”. Uma disciplina que, de acordo com o professor da escola Iván González, “é a única disciplina desse tipo vinculada ao Departamento de Educação Física em nossa comunidade autônoma da Cantábria”.
A professora da UNEATLANTICO, Ainhoa Bores, foi a encarregada de falar aos alunos durante uma sessão que consistiu em duas partes. Assim, a palestra começou, primeiramente, “com uma breve explicação teórica sobre o que é a biomecânica do movimento humano e seus principais objetivos, a otimização do desempenho e a prevenção de lesões”, diz Bores, que depois mostrou “alguns exemplos de como uma análise biomecânica é realizada em diferentes modalidades esportivas”.
Em segundo lugar, os alunos desempenharam um papel de liderança ao participar de uma prática com a ferramenta OptoGait. Ainhoa Bores ofereceu primeiro uma explicação teórica necessária para conhecer a ferramenta e descobrir como usar o software. Em seguida, foram realizados dois testes de salto e um teste de corrida com os futuros estudantes universitários, que depois aprenderam a interpretar os resultados obtidos, como explica Bores.
Palestras técnicas
Dessa forma, a professora da Universidad Europea del Atlántico, Ainhoa Bores, conduziu a primeira das palestras técnicas que darão início ao corpo docente do curso de Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Esporte, que levará o ensino realizado na Universidade aos alunos do ensino médio.
“Do IES Muriedas, estamos muito satisfeitos em poder participar da universidade e esperamos que alguns de nossos alunos possam se matricular no curso”, disse Iván González. González também agradeceu à Universidade por sua disposição em ajudar nesse projeto.