Dr. Emmanuel Soriano Flores, pesquisador da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), analisa o potencial da combinação de duas tecnologias de ponta: blockchain e aprendizado de máquina (ML), juntamente com outros pesquisadores.
Blockchain e aprendizado de máquina são duas tecnologias de ponta que têm atraído cada vez mais interesse de pesquisadores e acadêmicos. Isso se deve ao seu potencial de remodelar os setores e enfrentar desafios complexos. À medida que a demanda por sistemas descentralizados e inteligentes cresce, é essencial compreender as interseções entre essas duas tecnologias.
O Blockchain é um livro-razão distribuído que permite transações seguras e transparentes que não exigem um terceiro totalmente confiável. O blockchain funciona como um banco de dados descentralizado em que todas as transações são registradas de forma cronológica e imutável. Além disso, cada bloco da cadeia tem um hash criptográfico do bloco anterior, o que garante a integridade do livro-razão e evita modificações ou manipulações não autorizadas. O Blockchain tem o potencial de revolucionar os modelos de negócios, as transações financeiras e os processos de gerenciamento em diferentes setores em um futuro próximo.
Por outro lado, o ML é um subcampo da IA e está relacionado ao desenvolvimento de algoritmos e modelos que podem ser treinados em grandes conjuntos de dados para fazer previsões, determinar padrões e vínculos e automatizar processos de tomada de decisões. Tem sido aplicado com sucesso em diferentes campos, como processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e de voz, sistemas de recomendação e análise preditiva.
Apesar do grande interesse na combinação dessas duas tecnologias, há poucas pesquisas que consolidem e examinem o conhecimento de ponta sobre o uso combinado das aplicações. Portanto, esta revisão bibliométrica tem como objetivo preencher a lacuna de conhecimento, fornecendo uma visão geral e atualizada do campo.
A combinação dessas duas tecnologias oferece uma grande oportunidade para o desenvolvimento de aplicatições inovadoras e serviços descentralizados que antes eram impossíveis. Embora as duas tenham diferenças notáveis, elas podem ser integradas e criar um efeito sinérgico. A combinação de blockchain e ML pode ser eficiente em várias aplicações, como detecção de fraudes, gerenciamento da cadeia de suprimentos, saúde e finanças descentralizadas.
Se você quiser saber mais sobre este relevante estudo, clique aqui.
Para acessar mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO.