A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) iniciará um novo curso semipresencial no dia 7 fevereiro, a Especialização Universitaria em Readaptação de Lesões Esportivas. O diretor, Dr. Carlos Lago, que também coordena o curso de Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD), falou sobre os detalhes.
A cerimônia de abertura ocorreu nas salas de aula da universidade e foi conduzida pelo coordenador e diretor do curso CAFYD, Carlos Lago, juntamente com Florent Osmani e Roberto Cabielles, professores do curso e que lideraram a estrutura e a organização do cronograma e do planejamento de ensino do curso.
Neste dia foi explicado o objetivo do curso, a grande importância que tem para os alunos visto que complementará a sua formação para poder enfrentar as exigências profissionais da figura do readaptado físico-esportivo, as oportunidades profissionais típicas de licenciados em Atividade Física e Ciências do Esporte que necessitem de especialização na área para poderem trabalhar em colaboração com médicos e fisioterapeutas, quer na área do rendimento desportivo, quer na área da saúde em centros multidisciplinares.
Além do contexto inicial, os alunos matriculados foram apresentados à organização do curso: desde a estrutura das duas disciplinas e do projeto final até a aprendizagem combinada, que combina os conteúdos teóricos por meio da plataforma virtual da universidade, com um webinar/seminário virtual toda semana e culmina com aulas presenciais teórico-práticas nas instalações da universidade a cada duas ou três semanas.
O corpo docente que lecionará nesse programa acadêmico inclui profissionais como médicos, fisioterapeutas, especialistas em reabilitação física e esportiva, bem como professores universitários especializados nesse ramo do conhecimento. Alguns dos nomes confirmados para os alunos são professores do curso, como Aurelio Corral, Fernando Maniega, Florent Osmani, Manuel Crespo ou Roberto Cabielles, além de profissionais como o médico Adrián Rivas, Gonzalo Garea, Jose Antonio Fernández Dívar, Luis Morales, Nacho Torrescusa, Rogelio Diz Pérez, entre outros.
Terminada a apresentação do especialista da universidade, teve início a primeira master class via webinar com Pablo Pérez Urtaza, especialista em reabilitação com mais de uma década de experiência profissional no futebol, que trabalhou no RC Celta de Vigo, UD Almería, no departamento de metodologia dos serviços médicos do Atlético de Madrid e em um time da primeira divisão finlandesa. Em sua palestra, Pablo aprofundou a figura do readaptador físico-esportivo, as fases de uma lesão e o papel do readaptador em cada uma delas. Também enfatizou a importância da atualização constante por meio da literatura científica para poder protocolar intervenções com atletas lesionados e otimizar seu desempenho durante todo o processo.
Após uma sessão de abertura intensiva de três horas e uma interessante sessão de perguntas e respostas, a inauguração foi concluída. A criação desse programa de Especialização Universitária em Readaptação de Lesões Esportivas tem sua origem no objetivo de oferecer oportunidades de trabalho para os alunos da UNEATLANTICO. A readaptação esportiva surgiu há duas décadas e, nos últimos anos, teve um crescimento significativo como uma profissão estável, com aplicações em clubes esportivos, academias, centros esportivos e até mesmo na prática independente.
No campo da prevenção e readaptação, a universidade identificou a necessidade de fornecer aos alunos as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho. Por esse motivo, há alguns anos, foi tomada a decisão de criar um curso de especialização em reabilitação que permitisse aos alunos aprofundar seus conhecimentos no tratamento de uma ampla gama de patologias e lesões esportivas, preparando-os de forma mais sólida e completa para essa área profissional empolgante e crescente.
Além disso, aqueles que concluírem esse programa terão várias oportunidades na esfera profissional, entre as quais se destaca o trabalho de um readaptador físico-esportivo. Essa função tem sido cada vez mais procurada por empresas, clubes esportivos e centros multidisciplinares. Não se limita apenas ao preparo físico para perder um percentual de gordura, mas também abrange uma parte significativa da população que busca melhorar seu condicionamento físico e enfrenta desafios como hérnias ou lesões anteriores com desconforto latente. É nesse ponto que um especialista em reabilitação pode fazer a diferença e ajudar esses indivíduos a dar um salto significativo em sua qualidade de vida e desempenho físico.
Portanto, os alunos devem considerar esse programa de formação. Seu formato intensivo de aprendizagem combinada permite que eles adquiram as competências fundamentais para se tornarem readaptadores de qualidade em apenas um semestre. Essa opção é altamente complementar para aqueles que concluíram recentemente sua graduação ou estão nos primeiros anos de sua carreira profissional nesse campo.