A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e Colégio de Economistas das Astúrias (Colegio Profesional de Economistas de Asturias, CEA) assinaram um acordo de colaboração que representa uma grande oportunidade para ambas as instituições para o intercâmbio acadêmico, científico e cultural, bem como para o desenvolvimento de futuras colaborações.
O acordo foi assinado no campus da UNEATLANTICO pelo reitor da instituição acadêmica, Rubén Calderón Iglesias, e pelo reitor-presidente da Colégio de Economistas das Astúrias, Abel Fernández Martínez.
Uma das principais iniciativas previstas no acordo é o intercâmbio de professores, permitindo que professores e especialistas de ambas as instituições compartilhem conhecimento e experiência em suas respectivas áreas de especialização. Além disso, a mobilidade de pesquisadores e profissionais será incentivada, facilitando projetos conjuntos que contribuam para o progresso econômico e científico.
O acordo também abriu as portas para o intercâmbio de especialistas em áreas de interesse comum, promovendo o enriquecimento mútuo e a diversificação de perspectivas sobre questões importantes para ambas as instituições. A colaboração se estende a estudos de pós-graduação, bolsas de estudo e cursos, bem como ao planejamento e à implementação de programas de visitas.
A possibilidade de criar e organizar várias atividades de formação, como seminários, cursos, conferências, palestras, congressos, conferências e workshops, foi estabelecida com o objetivo de promover o aprendizado contínuo e a troca de ideias entre alunos, profissionais e acadêmicos.
Além disso, o acordo aborda a colaboração na criação e organização de currículos, aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional. Também está prevista a implementação conjunta de projetos de cooperação em áreas de interesse comum, e serão fornecidas consultoria e cooperação sobre metodologia e novas tecnologias de pesquisa aplicada e de informação.
O escopo da colaboração se estende ao campo da publicação, com a possibilidade de produzir conjuntamente textos, monografias e outras publicações dentro dos objetivos e das estruturas legais estabelecidas no campo da propriedade intelectual.
A programação e a realização de estudos e pesquisas sobre assuntos de interesse mútuo ocupam um lugar de destaque no acordo, promovendo a geração de conhecimento e a contribuição para o desenvolvimento econômico e científico.