Apesar de faltar quase um mês para o começo do ano letivo na Universidad Europea del Atlántico, vários professores aproveitam estas últimas semanas para viajar à América Latina. De hoje até o dia 26 de setembro, uma comitiva de docentes de diferentes cursos do Campus de Santander visitará a República Dominicana, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Honduras, Peru, Equador, Guatemala e México.
Todos visitarão uma média de dois países, neste período, participarão de conferências em diferentes universidades, colégios, instituições e centros de referência.
O primeiro a ir será o professor e coordenador do curso em Ciências da Atividade Física e do Esporte, Manuel Crespo, que viajará de hoje até o dia 5 de setembro à Costa Rica e Colômbia. Durante estes dias, abordará temas como a readaptação do ligamento cruzado anterior e os treinamentos da força no esporte de equipe, ou a atividade física no meio natural, entre outros.
Também, o doutor e diretor do curso em Psicologia, Juan Luis Martín, inicia na terça-feira da próxima semana sua viagem ao Equador. Suas palestras permeiam a importância da família no desenvolvimento psicológico infantil e, também, apresentará sobre a atenção à prevenção e resolução de conflitos em situações de assédio escolar.
A partir da quinta-feira, 30, a doutora em Biologia Molecular, Andrea Corrales e o diretor do curso em Educação Primária (Bilíngue), Gonzalo Silió, fornecerão diferentes palestras na Guatemala, El Salvador e Honduras, respectivamente.
A primeira tratará da importancia do exercício físico e a saúde, e compartilhará algumas dicas para transformar o estresse em um aliado e, depois, conduzirá várias oficinas e conferências sobre transformação digital.
Por sua vez, a doutora em psicologia, Pamela Parada, entre os dias 2 e 17 de setembro, viajará para a República Dominicana, onde falará sobre os efeitos psicossociais do consumo de drogas em adolescentes e fará também uma aproximação ao abuso sexual infantil.
Por último, entre os dias 17 e 26 de setembro, o doutor e professor de Bioestatística e Tecnologia Ambiental da Universidad Europea del Atlántico, Adrián Rodríguez, tem várias conferências programadas no México sobre o papel das novas tecnologias no meio ambiente.
Embora todos concordem em destacar que é uma experiência cansativa, porque as agendas estão “muito apertadas”. Os professores voltarão a Santander com a satisfação de terem a oportunidade de se dirigirem a grupos heterogêneos de pessoas – entre profissionais de suas áreas e o público em geral – com questões nas diferentes matérias que cada um deles é especialista.
Também, o diretor da Escola Politécnica, o doutor e professor do curso de Engenharia Informática, Manuel Masías, esteve no Peru em todo este último mês de agosto. Neste caso, embora tenha aproveitado a visita para ministrar conferência, a viagem envolvia outras responsabilidades de representação.
A organização destas conferências de professores, que é possível graças a rede de oficinas de representação que a Universidad Europea del Atlántico tem em 35 países, é um exemplo a mais da importância que a UNEATLANTICO concede à internacionalização e à transferência de conhecimento.