Na Conferência Tiempo Mujer, evento organizado por ocasião do Dia Internacional da Mulher e realizado na Câmara de Comércio de Torrelavega pela Associação de Pequenos e Médios Empresários, Comerciantes e Autônomos da Cantábria (Asociación de Pequeños y Medianos Empresarios, Comerciantes y Autónomos de Cantabria, APEMECAC), contará com a presença de Samuel Allende Monje, coordenador acadêmico do curso de Educação Básica da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), e Deva Nuñez Corrales, delegada do 4º ano do mesmo curso.
Ambos representantes de fevereiro, às 17h30, o documento “Educando para o futuro, educando para a igualdade”, abordando questões cruciais relacionados com educação com uma perspectiva de gênero. Em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado, é essencial entender o papel das mulheres na educação e as práticas que levam à reprodução de estereótipos de gênero e os desafios atuais que elas enfrentam.
Os palestrantes exploraram algumas das muitas estratégias e abordagens para promover a igualdade nas escolas, bem como as medidas necessárias para combater a discriminação de gênero no ambiente escolar.
A apresentação destacou o compromisso da UNEATLANTICO com a formação em inclusão e diversidade no campo da educação, destacando que, tanto no curso de graduação em Educação Básica e no mestrado Universitário em Formação de Professores para a Secundária Obrigatória e Bachillerato, Formação Profissional e Ensino de Idiomas essa forma de entender a educação é transmitida. Nesse contexto, a igualdade de gênero, o respeito à diversidade e a inclusão são abordados de forma transversal em todas as disciplinas, sendo uma prioridade alinhada à agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A intervenção da UNEATLANTICO se enquadra na visão de formar profissionais comprometidos com a realidade social, capazes de enfrentar os desafios da educação no século XXI. Durante sua participação, eles enfatizaram a importância de fomentar um ambiente educacional que promova a igualdade e a inclusão de gênero, preparando os futuros educadores para enfrentar os desafios atuais e contribuir para o progresso da sociedade.
Samuel Allende Monje, coordenador acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Básica, destaca que a UNEATLANTICO “reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a formação de profissionais conscientes da importância de uma educação baseada nos princípios da inclusão e da diversidade”