As equipes “Las Filípicas” e “Metanoia” disputaram a final da VII Liga de Debates da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Foi uma edição muito intensa, com o aprendizado a partir do VII curso de oratória e o desenvolvimento das habilidades de comunicação de todos os participantes da Liga. Vale mencionar a importante participação da equipe “Oradores Natos”, que ficou em terceiro lugar, e da “Luchoneta”, que terminou a competição em quarto lugar.
Durante todos os encontros, alunos de diferentes séries da UNEATLANTICO tiveram que defender argumentos a favor e contra o tema principal: “O uso da inteligência artificial no ambiente acadêmico, como uma ferramenta, beneficia o desenvolvimento do aluno?”
Nesse último encontro, por meio de um sorteio, a equipe “Las Filípicas”, formada por Marcelo Solís, Mario Villoria e Génesis Roquel, alunos do curso de Administração e Gestão de Empresas (ADE) se posicionou contra, enquanto a equipe “Metanoia”, formada por Paula Díaz-Velarde, Lia Marzo, Javier Gutiérrez e Emilio García, se posicionou a favor. Depois de um debate muito disputado, a equipe adversária saiu vitoriosa. Além disso, o capitão da equipe vencedora (“Las Filípicas”), Marcelo Solís, recebeu o prêmio de melhor orador por seu bom desempenho durante a competição.
O júri que avaliou as intervenções de cada uma das equipes foi formado por Ana Visiers, diretora dos cursos de Comunicação, Olga Agüero, decana do Colégio de Jornalistas da Cantábria e Loyda Alas, professora da Escola Politécnica, que, com sua experiência, avaliaram as técnicas de comunicação utilizadas, os argumentos apresentados e o talento dos alunos
A cerimônia de premiação foi presidida pela Reitora do Colégio de Jornalistas da Cantábria e professora da UNEATLANTICO, Olga Agüero, que incentivou os alunos a continuar seu treinamento em falar em público. Em seguida, Agüero entregou o prêmio para a equipe vice-campeã e, por fim, para a equipe vencedora da VII edição da Liga UNEATLANTICO de Debates.
“A experiência foi muito satisfatória, caótica e desafiadora”, disse o capitão da equipe vencedora. Acrescentou que o segredo para ganhar o título foi o feedback do público e dos especialistas da área, tentando melhorar para alcançar o nível das outras equipes. “Devemos sempre buscar a verdade que está mais próxima da realidade para otimizar o progresso”, concluiu.
Por fim, o Comitê Organizador da Liga de Debates parabeniza todos os alunos que participaram desta edição, na qual demonstraram suas habilidades de oratória, competitividade e argumentação.