A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) sedia a reunião do Conselho de Curadores da Fundación Innovación y Desarrollo (Fundação Inovação e Desenvolvimento, FIDBAN), na qual Víctor Gijón, diretor cessante, deixou oficialmente seu cargo, preparando-se para empreender um novo projeto de apoio a startups, enquanto seu sucessor, Diego Lainz, professor da UNEATLANTICO e ex-executivo do Liberbank, assume o comando da Fundação.
O responsável pela condução da sessão foi Juan Carlos Gutiérrez Díaz-Velarde, que participou telematicamente nesta sessão como presidente e em nome da Fundación Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria. Também estiveram presentes Rubén Calderón Iglesias, reitor da UNEATLANTICO e secretário da FIDBAN; Santos Gracia Villar, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e membro; Ángel Pedraja Terán, representante da Sociedad de Desarrollo Regional de Cantabria (SODERCAN) e membro; Pedro Pérez Noriega, representante do Excmo. Conselho Municipal de Torrelavega e membro; e como palestrante convidada, Isabel Gómez-Barreda García, Conselheira de Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios.
Vários itens estavam na pauta, incluindo um relatório sobre as atividades realizadas pela FIDBAN no ano fiscal de 01/09/2022 a 31/08/2023. Além disso, as contas anuais do ano foram aprovadas por unanimidade.
Além disso, a aplicação do resultado do exercício financeiro de 01/09/2022 a 31/08/2023 foi aprovada por unanimidade. Foi acordada a alocação de recursos no exercício financeiro para os propósitos fundamentais, na forma de despesas e investimentos diretamente associados às atividades realizadas em cumprimento aos propósitos.
Por sua vez, Santos Gracia Villar, informou sobre o plano de internacionalização pela rede FUNIBER e o reforço da FIDBAN nas relações com entidades e organizações empresariais, especialmente a Cámara de España, CEOE-Cepyme e Cámaras de Comercio en Cantabria, incluindo uma próxima reunião com José Luis Bonet, presidente da Câmara de Comércio Espanhola e Freixenet. Da mesma forma, o objetivo é impulsionar a comunicação e a visibilidade dos projetos, para que eles alcancem todas as redes de investidores potenciais com maior qualidade e impacto. Também será dada maior ênfase aos projetos com a CEOE-Cepyme e a Associação Espanhola de Redes de Anjos de Negócios (AEBAN).
Transferência de direção
A gestão da FIDBAN, estabelecida pela UNEATLANTICO, FUNIBER, Sodercan-Governo da Cantábria e CITICAN, com a participação destacada das prefeituras de Santander e Torrelavega, bem como do CEOE-CEPYME, está agora nas mãos de Diego Lainz, que agradeceu aos membros do conselho de administração pela confiança na execução das tarefas a serem realizadas.
Em uma carta de despedida para os curadores da FIDBAN, Gijón expressou sua gratidão pelo “apoio organizacional e pessoal das instituições fundadoras do projeto”. Após seis anos de liderança desde os primeiros passos da Fundação, Gijón considerou que havia chegado o momento de “se afastar” depois de ter alcançado os objetivos propostos.
Durante seu mandato, a FIDBAN realizou várias ações em favor do empreendedorismo e do aumento de escala de novas empresas. Destacam-se as 19 rodadas de investidores realizadas na Cantábria, duas em El Salvador e uma na Guatemala e no México. Além disso, um total de 70 projetos passaram por essas rodadas de investimento.
Gijón destacou que quase 40% das empresas que procuraram a FIDBAN em busca de financiamento continuam ativas até hoje. Entre elas estão Bound4blue, Regfilter, EolasPrint, Cifra Educación, Uktena, Binarybox, AirwayShield, Banbu, Las Hermanísimas, OGR Optimun e Neptune Energy.