O auditório da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) recebe a segunda palestra da série “Esporte e saúde: vozes que inspiram” sob o título “Saúde mental no esporte” e que tem como protagonistas quatro especialistas da área.
O evento começou com uma palestra proferida por Joaquín Diaz, presidente da Associação Cantábrica de Psicologia do Esporte e ex-presidente da Federação Espanhola de Psicologia do Esporte.
Durante seu discurso, Joaquín discutiu o desenvolvimento da psicologia do esporte na Espanha e quando a saúde mental e o bem-estar psicológico dos esportistas começaram a receber maior importância. Para isso, ele citou exemplos de atletas de alto desempenho que sofreram de problemas de saúde mental. Além disso, ele listou os fatores de risco, bem como os de proteção, que estão presentes e que o mundo do esporte tem sofrido com mais frequência.
Depois foi a vez de Óscar Fernández, jogador de futebol profissional do S.D. Logroñés, ex-jogador do Real Racing Club e autor do livro “Vida y fútbol: La importancia de aprender a fracassar”. Seu objetivo foi mostrar as dificuldades enfrentadas pelos atletas por meio de suas próprias experiências e de outros profissionais, deixando claro que nem tudo no esporte é tão simples como é mostrado na televisão ou nas redes sociais.
No final, as psicólogas Milagros Estrada (Mestrado em Psicologia do Esporte) e Ariadna Siri, psicóloga do Real Racing Club e graduada em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela UNEATLANTICO, se juntaram a Joaquín e Óscar para formar uma mesa redonda.
Vale lembrar que o ciclo “Esporte e saúde: vozes que inspiram” consiste em palestras de formação coorganizadas pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), a Fundação Real Racing Club e a Real Federação Cântabra de Futebol. A primeira sessão “Planejamento de formação em esportes de equipe” foi realizada em fevereiro e mais duas sessões estão planejadas para abril e maio sobre prevenção de lesões e orientação esportiva para jovens atletas.