O Dr. Iñaki Elio participa no curso “NUTRISANIT: Nutrição para a Saúde” com um caso clínico sobre a adaptação da dieta ao exercício.
O diretor da Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética, participa no NUTRISANIT
Clique para compartilhar no Facebook (abre em uma nova janela)Clique para compartilhar no Twitter (abre em uma nova janela)Clique para compartilhar no WhatsApp (abre em uma nova janela)Mais
A Dra. Laura Monje Pardo, Coordenadora do Serviço de Nutrição Clínica e Dietética do Hospital Centro Médico das Astúrias, e a Dra. María Jesús Cabrero Pérez, Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla, lideram o curso NUTRISANIT, que tem como objetivo aumentar os conhecimentos e as habilidades necessárias para manter e melhorar a competência nos problemas nutricionais mais prevalentes. Por sua vez, Iñaki Elío, diretor da Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) participa no módulo sobre influências na saúde da criança e do adolescente, apresentando o caso clínico “Adaptação da dieta ao exercício físico. Consumo de suplementos: bom uso ou abuso?
O curso estará disponível até 30 de setembro e destina-se a profissionais de saúde das áreas de Medicina Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Endocrinologia, Oncologia, Geriatria e outros profissionais de saúde como Dietistas-Nutricionistas, Psicólogos Clínicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Residentes e estudantes, dedicados à área da Nutrição Clínica e Dietética Hospitalar.
Os objectivos do curso são proporcionar uma visão global da Nutrição Clínica, ao mesmo tempo que se focam os aspectos mais importantes e inovadores da nutrição no adulto, com uma atualização da terapêutica nutricional das patologias mais prevalentes, bem como a nutrição na idade pediátrica, desde a fase intra-uterina até à adolescência, e as doenças em que a nutrição desempenha um papel muito relevante.
Nesta linha, o professor da UNEATLANTICO contribui com o seu conhecimento através da apresentação de um caso clínico que pretende mostrar como certas mensagens sobre nutrição e rendimento desportivo nos jovens podem causar problemas de dismorfia corporal, alterações hormonais e de saúde. É algo que podemos observar cada vez mais, com a popularização das redes sociais e um culto do corpo que, em muitos casos, pode ser inatingível ou difícil de manter ao longo do tempo.
Segundo Elío, “é importante estabelecer bases nutricionais saudáveis, fornecendo a quantidade necessária de macronutrientes e micronutrientes que permitam um bom desempenho desportivo, bem como uma boa saúde e crescimento. Sem demonizar os grupos de alimentos ou gerar dismorfias corporais”.