O Dr. Carlos Lago Fuentes, diretor académico da Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD) da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), participou no Plano de Formação Docente organizado pela Unidade Técnica de Qualidade Educativa do Departamento de Educação, Formação Profissional e Universidades do Governo da Cantábria, com a sua palestra sobre o Programa ESPADE, intitulada: “A gestão de programas educativos com jovens desportistas”.
Este curso teve lugar nos dias 9 e 10 de abril, no Centro de Formação de Professores de Santander, e foi dirigido aos professores de Educação Física da Cantábria, bem como aos coordenadores do programa ESPADE na região. Esta jornada incluiu quatro conferências relacionadas com o processo de tecnificação desportiva, abordando pilares como: a gestão das aulas de tecnificação, a prevenção de lesões, a figura do psicólogo desportivo com jovens atletas e o controlo de cargas nestas etapas. Roberto Cabielles, licenciado e atualmente professor na Universidade Europeia do Atlântico e especialista em reabilitação de lesões desportivas no Real Racing Club, e Ariadna Siri, também licenciada pela Universidade e responsável pela Área de Desenvolvimento Integral das Secções Inferiores do Real Racing Club, também participaram no evento.
O Dr. Carlos Lago desenvolveu a conferência intitulada “A gestão da carga de treino em jovens atletas”, na qual tentou responder a muitas das questões sobre o stress sofrido pelos atletas em idade precoce, e forneceu diferentes ferramentas simples e práticas para monitorizar, não só a carga de treino destes atletas, mas especialmente focado no acompanhamento do processo de recuperação para detetar possíveis situações limite dos atletas. Culminou com recomendações que incluem o equilíbrio entre a carga lectiva e desportiva para que os jovens atletas possam alcançar o sucesso desportivo acompanhado de um bom desempenho académico.
O curso terminou com uma mesa redonda com os actuais coordenadores do ESPADE da Cantábria, na qual foram discutidas experiências bem sucedidas e novos desafios para os próximos cursos. Os organizadores consideram que o dia foi um grande sucesso, com mais de 30 professores a assistir às duas sessões da tarde.