O professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Javier Gómez, visitou as instalações da Nestlé com os seus alunos das licenciaturas em Engenharia das Indústrias Agrícolas e Alimentares (IIAA) e Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA), no âmbito da disciplina de Processamento de Alimentos de Origem Animal.
Durante a visita, foi-lhes explicado como é controlada a fábrica e os processos realizados para a produção dos produtos da marca. Além disso, tiveram a sorte de ter acesso à sala de produção, onde puderam ver todas as etapas pelas quais o leite passa, desde o momento em que é recebido até ser levado nos camiões. Tiveram também a oportunidade de observar o método utilizado para a recolha de amostras, acompanhado por uma explicação do professor da UNEATLANTICO, Javier Gómez. Também tiveram acesso à sala de análise para ver em primeira mão a maquinaria necessária para os processos de transformação do leite líquido em leite evaporado, condensado e em pó.
Por outro lado, os alunos que participaram nesta visita falaram com os responsáveis pelo contacto entre a empresa e os agricultores com os quais têm um acordo, aprendendo mais sobre esta parte do trabalho a ser feito em conjunto com o sector.
O principal objetivo de Javier, no entanto, era que os seus alunos conhecessem os verdadeiros desafios e necessidades que uma empresa como a Nestlé, bem como as empresas do mesmo sector, enfrentam diariamente. “Afinal, os processos são os mesmos que aprendemos nas aulas; no entanto, é necessário desenvolver competências de gestão e nada melhor do que ver essa gestão num ambiente de trabalho real”, afirma Liliane Lemus, aluna da dupla licenciatura em CTA e IIAA, que participou na visita.
Ciente da importância do setor alimentício, a UNEATLANTICO forma futuros profissionais da área, oferecendo graduações em Nutrição Humana e Dietética, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola e da Indústria de Alimentos e Gastronomia.