A delegada da Agência EFE na Cantábria, María Eugenia García Robles, visitou o campus da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) para que os estudantes compreendam a importância das agências de notícias.
A veterana jornalista liderou uma reunião para apresentar a EFE, uma empresa espanhola de notícias multimédia na qual trabalham mais de dois mil profissionais em 180 cidades de 110 países. A Agência distribui três milhões de notícias por ano em diferentes suportes noticiosos: texto, fotografia, áudio, vídeo e multimédia.
Durante esta visita, aproveitou a oportunidade para recomendar que os futuros jornalistas recebam formação em multimédia para poderem comunicar notícias, fotografias e vídeos. “É isto que vos vão pedir, que para além de escreverem as notícias, façam também a cobertura audiovisual”, disse García Robles aos alunos do primeiro ano da licenciatura em Jornalismo (PER) da Universidad Europea del Atlántico.
A jornalista da Agência EFE tem uma extensa carreira profissional que partilhou com os alunos, a quem também explicou as oportunidades de emprego através de bolsas de estudo e mestrados para aceder ao trabalho na EFE, uma agência com relevância internacional.
De igual modo, a chefe da delegação cantábrica analisou com os alunos alguns casos de atualidade para lhes ensinar o tratamento informativo adequado em termos de redação e de fontes de notícias.
Esta iniciativa faz parte da disciplina “Teoria e Prática da Redação Jornalística (A Notícia)”, leccionada pela professora Olga Agüero, decana do Colégio de Jornalistas da Cantábria, e tem como objetivo conhecer em primeira mão a realidade dos meios de comunicação social e que os alunos sejam formados com o aconselhamento direto de profissionais em atividade.