A Liga Panamericana de Debates Pré-Universitários, organizada pela quinta vez pela Universidad Europa del Atlántico (UNEATLANTICO), enfrenta esta semana a sua reta final. Uma vez terminadas as diferentes competições nacionais, nas quais se decidirão as equipas que representarão cada país, começarão os debates entre nações.
As Ligas Nacionais arrancaram na América Latina com a presença de 450 estudantes de quinze países. Um total de 72 equipas, que primeiro completaram um Curso de Formação em Fundamentos do Debate, defenderam posições a favor e contra sobre a questão “A utilização da inteligência artificial no meio académico como uma ferramenta que beneficia o desenvolvimento dos estudantes?
Os vencedores são agora conhecidos e têm a oportunidade de representar os respectivos países na 5ª edição da Liga. Os vencedores da América do Norte e das Caraíbas são o Colegio Británico, no México, e o Colegio Mindful Community School (MCS), na República Dominicana.
A América Central será representada pelo Colegio Internacional de San Salvador, Colegio Centroamérica da Nicarágua, Heronniums das Honduras, Colegio Hispanocostarricense da Costa Rica, La Preparatoria da Guatemala e Oxford School Chiriquí do Panamá.
A América do Sul contará também com a participação do Colégio Carmelitas do Peru, La Colina da Colômbia, bem como da equipa U.E.P Nuestra Señora del Camino da Venezuela, do Colégio CDI do Paraguai, da ADA CPV do Chile e do Colégio Bilingüe Domingo Savio da Bolívia.
Nesta ronda internacional, que continuará em formato telemático, o debate girará em torno da seguinte premissa: “O uso das redes sociais é útil como fonte de informação verdadeira?”
A V Liga Panamericana de Debate Pré-Universitário oferece prémios à equipa vencedora, ao segundo classificado e ao melhor orador desta competição. Estes prémios vão desde packs promocionais da UNEATLANTICO a vales de oferta e ao financiamento integral do custo da reserva de um lugar para estudar uma licenciatura na Universidad Europea del Atlántico (360 euros).