A Universidade Europeia do Atlântico faz parte do projeto juntamente com outras 12 universidades da Europa.
A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) acolheu a primeira reunião dos membros da Aliança DIVERSE nos dias 14 e 15 de maio. Os representantes das 12 instituições que participam no projeto tiveram a oportunidade de conhecer as nossas instalações e o seu potencial, e de coordenar as próximas acções a realizar pelo grupo. Para além do estabelecimento de uma primeira estrutura de governação do consórcio, foram criados os primeiros grupos de trabalho, que se centrarão na criação de programas conjuntos, na comunicação interinstitucional, na investigação e na mobilidade internacional de toda a comunidade universitária.
As chamadas “Universidades Europeias” fazem parte da estratégia da Comissão Europeia para promover parcerias entre instituições de ensino superior de toda a Europa em benefício dos seus estudantes, funcionários e sociedade, e é implementada principalmente através do financiamento Erasmus+.
Juan Luis Vidal, diretor do Gabinete de Relações Internacionais (ORI) da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, reitor da universidade, e a delegada dos estudantes, Eloissa Basset, sublinham a importância desta iniciativa a nível institucional e académico, uma vez que representa “uma oportunidade única em termos de posicionamento internacional da nossa jovem universidade, e da qual os nossos estudantes beneficiarão a curto e médio prazo”.
Entre os seus principais benefícios, esta cooperação permitirá aos estudantes, doutorandos e funcionários beneficiar de oportunidades de mobilidade (a curto e a longo prazo) nos chamados campus interuniversitários europeus; utilizar estruturas de gestão e recursos conjuntos; e, como objetivo final, obter um diploma através da combinação de estudos em vários países europeus.
No caso do DIVERSE, são membros 12 universidades: Beykent University (Turquia); OHM Nurmberg e TH Rosenheim (Alemanha); Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal); Satakunta University (Finlândia); Algebra University (Croácia); PXL (Bélgica); George Emil Palade (Roménia); Griffith College (Irlanda); Windesheim University (Países Baixos); SMK (Lituânia); e Universidad Europea del Atlántico (Espanha).