A Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) organiza uma vez mais uma Jornada de Sensibilização sobre o VIH em nome da Associação Cidadã Cantábrica Anti-SIDA (ACCAS) com o objetivo de sensibilizar os seus estudantes sobre a importância de fazer o teste e o impacto do VIH e da SIDA na saúde.
A jornada de sensibilização ofereceu aos alunos da UNEATLANTICO uma mesa informativa com folhetos explicativos e material de prevenção. Além disso, os alunos interessados tiveram a oportunidade de fazer um teste rápido de VIH gratuito e confidencial.
Em nome da ACCAS, recebemos a visita de vários funcionários para apoiar tanto a mesa de informações quanto os testes de HIV. Em nome da associação, Tais Gómez, Rim Santiago, Miriam Bustillo, Bárbara Bretones, Virginia García e Olaya Velasco estiveram presentes.
O vírus da imunodeficiência humana (VIH) afecta o sistema imunitário, enfraquecendo o sistema de defesa contra infecções e certos tipos de cancro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 630.000 pessoas morreram desta doença em 2022. É, portanto, uma doença que continua a ter um grande impacto no mundo de hoje e é extremamente importante sensibilizar e promover a proteção contra ela.
Neste sentido, a ACCAS desenvolveu esta campanha para sensibilizar para a importância de fazer o teste do VIH, bem como para fornecer todas as informações necessárias sobre a doença e a forma como é transmitida. A sua campanha tem como características: “chegar à população jovem, fazer o rastreio e informar e, em caso de teste positivo, iniciar o tratamento e ajudar as pessoas”.
É de salientar que, em novembro, se realizou a décima edição da Semana Europeia do Teste, uma semana extremamente importante que procura sensibilizar os jovens para a doença e na qual a UNEATLANTICO uniu forças com a ACCAS no campus universitário.