O professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Vicente Bayarri, participa no Seminário Internacional de Notícias de Arte Rupestre no âmbito do Sudoeste Europeu centrado na preservação e divulgação da arte rupestre, com o objetivo de projetar a Cantábria como um destino cultural de primeiro nível na Europa.
O evento realizado em Arredondo reuniu os principais arqueólogos e gestores do Sudoeste Europeu para discutir os últimos desenvolvimentos no levantamento e estudo da arte rupestre, com especial destaque para a gruta de Altamira, os sítios do Vale do Côa (Portugal) e Siega Verde, bem como as pinturas pré-históricas do Vale de La Vézère (França).
Organizado pelo Governo da Cantábria e pelo European Rock Art Heritage, o seminário contou com a participação de especialistas internacionais. Entre eles, destaca-se a presença do conferencista Vicente Bayarri, que contribuiu com a sua vasta experiência na gestão e conservação do património de arte rupestre através da sua apresentação “Grutas digitais. Novas tecnologias aplicadas à gestão da primeira arte”, juntamente com Jesús Herrera.
O seminário teve lugar no Espaço de Reuniões de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Arredondo e incluiu três sessões teóricas que abordaram temas como a gestão de museus e centros de interpretação de arte rupestre, o turismo de arte rupestre e as novas tecnologias aplicadas à conservação da arte mais antiga da humanidade.
No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de efetuar uma visita técnica guiada aos recursos de arte rupestre de Arredondo, incluindo o grande Abrigo de Socueva e a sua ermida visigótica, bem como uma gruta com arte rupestre.
O evento foi apresentado pelos conselheiros da Economia, Luis Ángel Agüeros, e da Cultura, Eva Guillermina Fernández, juntamente com o presidente da Câmara de Arredondo, Leoncio Carrascal. O presidente da Rede Cantábrica de Desenvolvimento Rural, Fernando Franco, e o presidente do Conselho Departamental de La Dordogne e responsável pelo Itinerário Cultural do Conselho da Europa PRAT-CARP, Germinal Peiro, também participaram no evento.