O professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Dr. Angel Olider Rojas Vistorte, proferiu a conferência “Transtornos mentais e o uso problemático das redes sociais” na cidade da Praia, Cabo Verde. O evento teve como objetivo promover um espaço de reflexão sobre a importância da saúde mental.
A conferência foi organizada pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UNIPIAGET).
A dissertação abordou a relação entre o uso problemático das redes sociais e certos transtornos mentais. Segundo o especialista, essas plataformas têm aspectos positivos, como a troca de informações e a aquisição de conhecimentos. No entanto, o uso excessivo e a forma como são utilizadas podem induzir alterações a nível neurofisiológico, resultando no desenvolvimento de perturbações mentais. O espetro de pessoas afectadas é amplo, indo desde os jovens até aos adultos na casa dos 40 anos.
Este uso inadequado pode levar à perda de identidade, a dificuldades na formação da personalidade e a comportamentos prejudiciais para a saúde. O Dr. Rojas salientou que os distúrbios alimentares, a depressão e a ansiedade são alguns dos problemas ligados à dependência química gerada pelas redes sociais.
Por fim, foram discutidas possíveis estratégias para reduzir a sintomatologia causada pelo uso excessivo das redes sociais e, desta forma, contribuir com acções preventivas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Cabo Verde.
Com uma sólida vocação para o ensino e a investigação, o Dr. Rojas tem promovido várias iniciativas com o objetivo de promover o diálogo sobre questões fundamentais da saúde mental, apoiado numa base científica rigorosa. Ángel Rojas é doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. É também investigador do Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA) e do Instituto Brasileiro de Psicofarmacologia e Farmacogenética (BIPP). Atualmente, é professor do Mestrado em Neurologia da UNEATLANTICO, instituição que faz parte da rede universitária da qual a FUNIBER participa.
A FUNIBER reafirma seu compromisso com a promoção de espaços de reflexão sobre temas que abordam questões contemporâneas, através da voz de especialistas acadêmicos.