A Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP) deu início aos seus cursos de verão 2024 com uma cerimónia que reuniu várias personalidades e profissionais. Entre eles, Silvia Aparicio, Vice-Reitora de Organização Académica e Docente da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), reforçando assim os laços entre as duas instituições.
O evento foi presidido pelo reitor da UIMP, Carlos Andradas, que proferiu a conferência inaugural, intitulada “Tecnologias Quânticas: sonho ou realidade? Dr. Juan Ignacio Cirac, físico quântico de renome e diretor do Instituto Max Planck de Ótica Quântica de Garching, Alemanha. Durante a sua apresentação, Cirac destacou os avanços e o potencial das tecnologias quânticas, bem como os desafios que este domínio emergente ainda enfrenta.
O encontro contou igualmente com a presença de importantes autoridades, nomeadamente Gema Igual, Presidente da Câmara Municipal de Santander; Juan Cruz Cigudosa, Secretário de Estado da Ciência, da Inovação e das Universidades; María José Sáenz de Buruaga, Presidente da Cantábria;
Os discursos sublinharam a importância do ensino superior e da investigação científica para o desenvolvimento e a competitividade do país, reflectindo o empenho das autoridades presentes em apoiar e reforçar as instituições académicas.
Durante a cerimónia, o Reitor Carlos Andradas destacou a singularidade da UIMP e apelou a um firme compromisso político e académico para o pleno desenvolvimento da instituição. Andradas sublinhou a necessidade de um novo quadro jurídico, com mais recursos humanos e económicos para a UIMP, uma instituição que definiu como uma “ilha de liberdade”.
A Presidente da Cantábria, María José Sáenz de Buruaga, manifestou o seu apoio à aspiração da UIMP de avançar para uma verdadeira autonomia universitária e solicitou mais recursos estatais para a instituição. A Presidente da Câmara Municipal de Santander, Gema Igual, apelou igualmente a um compromisso firme do Governo espanhol para com a UIMP.
O Secretário de Estado da Ciência, da Inovação e das Universidades, Juan Cruz, salientou o empenhamento do Governo na UIMP e sublinhou o papel crucial da universidade na transformação da sociedade e na melhoria do bem-estar social.
Por seu lado, é de salientar a grande relação entre a UIMP e a UNEATLANTICO, com a presença do reitor e do vice-reitor nas cerimónias de encerramento da Universidade Internacional Menéndez Pelayo, a presença de Aparicio no curso Severiano Ballesteros organizado pela UIMP ou a intervenção do vice-reitor da UNEATLANTICO num curso sobre Magalhães-Elcano na UIMP.