O Dr. Juan Luis Martín, diretor académico da Licenciatura em Psicologia e do Mestradoem Psicologia Geral daSaúde da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), e editor-chefe da revista MLS Psychology Research, anuncia a publicação do Volume 7 – Número 1 da revista.
A revista MLS Psychology Research é uma revista semestral que tem como objetivo publicar artigos de investigação e de revisão no campo da psicologia, a fim de desenvolver e fazer avançar a psicologia científica. Os artigos são publicados em espanhol, inglês e português, apoiando assim o alcance internacional e a disseminação de conhecimentos de diversos ambientes socioculturais.
Esta nova edição conta com um total de oito artigos. Os temas vão desde o estudo da depressão e da solidão até à perceção dos pais e dos seus estilos parentais, alguns deles com abordagens internacionais.
O primeiro artigo, ” Aspectos psicossociais que influenciam as mulheres rurais das Honduras a participar em empresas comunitárias“, aborda as consequências dos aspectos psicossociais nas esferas pessoal, social e material na participação das mulheres em empresas comunitárias nas Honduras.
O segundo artigo, intitulado “Levels of loneliness and depressive symptomatology among PUCMM health sciences students at the Santiago de los Caballeros campus“, é o seguimento de uma análise para medir o grau de solidão e depressão entre estudantes universitários de ciências da saúde do campus de Santiago de los Caballeros da PUCMM, na República Dominicana.
O artigo “Perception of parents and children regarding parenting styles and their relationship with the meaning of life in Campeche” é o resultado da análise de 76 adolescentes entre os 12 e os 18 anos e dos seus pais, em 10 bairros da cidade de San Francisco de Campeche, no México, evidenciando a forma como o estilo parental afecta e se repercute no estilo de vida dos adolescentes.
O artigo intitulado “Perspectivas sobre o efeito da educação virtual e do confinamento nas emoções das crianças de dois a cinco anos e das suas famílias num contexto de pandemia” estuda a emergência sanitária gerada pela pandemia da COVID-19, as mudanças que esta gerou na forma como as aulas foram dadas durante este período e como isso afectou os alunos a nível emocional.
Por outro lado, o artigo“Variáveis emocionais e psicológicas em famílias que têm um filho com deficiência” baseia-se num estudo que analisou famílias com filhos com algum tipo de deficiência, e como isso gera stress, depressão e o seu impacto emocional nos pais.
O sexto artigo desta edição, “Avaliação de uma estratégia baseada na mediação pedagógica para o desenvolvimento de competências meta-componenciais”, é um estudo quase-experimental que teve como objetivo observar os efeitos de uma estratégia baseada na mediação pedagógica para o desenvolvimento da metacognição dos alunos. ertyu
Sétimo artigo: HIV e tentativas de suicídio no município de Ibagué-Colômbia durante os anos 2020-2021 O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre tentativas de suicídio e diagnóstico de HIV na Colômbia durante os anos 2020-2021. Foi avaliado que durante o ano de 2020 houve 1106 tentativas de suicídio e 361 diagnósticos de HIV, para o ano de 2021 uma frequência de 933 tentativas de suicídio e 335 diagnósticos de HIV.
Por fim, o último artigo desta edição, “Competência para aprender em policiais”, teve como foco observar e compreender a competência para aprender no pessoal policial. Para o efeito, foi utilizada uma amostra de 40,6% de mulheres e 59,4% de homens. Foram ainda incluídas quatro dimensões: a autogestão da aprendizagem, que se refere à capacidade de a pessoa planear o seu processo de aprendizagem; a construção do conhecimento, baseada no conceito de que todo o conhecimento é construído a partir de conhecimentos previamente adquiridos; o conhecimento pessoal como aprendente, que implica conhecer-se a si próprio a partir das suas capacidades, competências e limitações pessoais; e a transferência do conhecimento, que envolve o processo pelo qual a pessoa transfere os conhecimentos construídos, sejam eles operações, estratégias, para utilizar em novas situações, seja no quotidiano ou em contextos escolares.
É de salientar que existem atualmente nove revistas psicológicas pertencentes à Multi-Lingual Scientific (MLS) Journals, nomeadamente: MLS Communication Journal, MLS Education Research, MLS Health & Nutrition Research e outras.