O Dr. José Ramos Vivas, professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO), foi galardoado com o prémio FOTCIENCIA 2023 na categoria Alimentação e Nutrição com a fotografia intitulada “Uma bola de vermes parasitas Anisakis extraída de peixe fresco”.
A fotografia submetida mostrava uma bola de vermes parasitas Anisakis extraída de peixe fresco, representando uma das mais poderosas linhas de investigação em conservação e segurança alimentar.
O Dr. Vivas descreve a sua fotografia vencedora da seguinte forma: “Os vermes Anisakis são parasitas comuns de peixes como o bacalhau, o salmão, a pescada, o badejo e a sardinha, entre outros. Estes vermes fixam-se nas vísceras e na carne do peixe, pelo que se o peixe infetado com Anisakis for consumido mal cozinhado, pode causar anafilaxia, uma reação imunitária grave, e anisakiase, uma doença com sintomas como dores abdominais, náuseas e vómitos. Para evitar esta infeção, é essencial cozinhar corretamente o peixe ou congelá-lo a temperaturas muito baixas durante o tempo suficiente para matar estes parasitas. A anisakiose é uma doença importante, pelo que devemos manter uma higiene adequada no manuseamento e preparação do peixe”.
O júri avaliou a adesão da fotografia à investigação levada a cabo no IATA, um dos institutos mais importantes do Conselho Nacional de Investigação Espanhol (CSIC) no estudo da Segurança Alimentar, o que é uma das razões pelas quais decidiram atribuir o prémio.
Sobre os Prémios FOTCIENCIA20
Durante os meses de maio e junho, Donostia / San Sebastián e Cantabria acolheram a exposição FOTCIENCIA20, organizada pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIS) e pela Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) com o apoio da Fundación Occident e da Leica Camera.
A iniciativa FOTCIENCIA da Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (FECYT) nasceu com o objetivo de promover a comunicação científica, aproximando a ciência da sociedade através de imagens e da participação dos cidadãos. As imagens de 2023 foram seleccionadas entre mais de 475 apresentadas na última edição por um comité multidisciplinar composto por 13 profissionais das áreas da ciência, microscopia, artes visuais e comunicação científica, entre outras especialidades.
A exposição itinerante percorrerá centros de ensino e investigação em toda a Espanha, apresentando um total de 49 fotografias nano, micro e macroscópicas seleccionadas pela sua beleza, impacto e capacidade de refletir factos científicos. O evento incluiu a atribuição de prémios aos autores das dez melhores imagens apresentadas.