O Dr. Iñaki Elío anuncia a publicação do novo número da revista MLS Health & Nutrition Research

26 jul 2024
O Dr. Iñaki Elío anuncia a publicação do novo número da revista MLS Health & Nutrition Research

 

O Dr. Iñaki Elío, diretor académico da licenciatura em Nutrição Humana e Dietética da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), e editor-chefe da revista MLS Health and Nutrition Research, anuncia a publicação do Volume 3 – Número 1 da revista.


O principal objetivo da revista MLS Health & Nutrition Research é divulgar trabalhos inéditos relacionados com a inovação e investigação na área da saúde e nutrição, seguindo critérios metodológicos claros de acordo com a natureza dos factos objectivos do estudo. Aceita também artigos de revisão ou artigos com uma forte componente metodológica.
No total, foram incluídos cinco artigos nesta nova edição. Os temas vão desde o estudo da depressão e da solidão até à perceção dos pais e dos seus estilos parentais, alguns deles com um enfoque internacional.
O primeiro artigo trata da “Valorização de resíduos alimentares provenientes do processamento de tomate (SOLANUM LYCOPERSICUM)”. O consumo de Solanum Lycopersicum, vulgarmente conhecido por tomate, tem aumentado nos últimos anos. Como resultado, a produção e, consequentemente, os resíduos gerados a partir dele, também aumentaram. Este trabalho tem como objetivo investigar se existem diferenças significativas entre os diferentes métodos de avaliação do aproveitamento dos resíduos alimentares do tomate, bem como a sua aplicação prática.
O artigo seguinte aborda “O papel da crononutrição na perda de peso”. Os relógios circadianos estão intimamente relacionados com a nutrição. O número de refeições, o horário das refeições e outros parâmetros parecem ser capazes de influenciar o peso e o metabolismo de uma pessoa. O objetivo deste estudo é reunir provas científicas de que os ritmos circadianos têm influência na perda de peso.
No domínio da tecnologia alimentar: “Propriedades físicas e nutricionais de oito tipos de batata”. Neste estudo experimental, foram efectuadas medições e avaliações de diferentes parâmetros em oito tipos de batatas, tais como o teor de vitamina C pelo método do indofenol, a matéria seca pela determinação das cinzas, os calibres por meio de anéis para determinar o seu tamanho e a classificação entre médio e grande. Além disso, o aspeto externo e a coloração da polpa foram avaliados visualmente, diferenciando entre formas mais redondas ou ovais e cores brancas ou amareladas. Foi também efectuada uma análise tátil para determinar se as amostras tinham uma textura firme e consistente.
O artigo seguinte “Panorama científico do estado dos biossimilares no mundo e a sua conceção de biossimilaridade versus os seus atributos de qualidade”. A tentativa de aproximar os tratamentos biológicos do público a um custo elevado impulsionou o nascimento e o crescimento dos medicamentos biossimilares. Trata-se de moléculas cuja produção se centra em ser cópias dos princípios activos de medicamentos de origem biológica classificados como inovadores. Tratando-se de moléculas biológicas, o facto de serem cópias do princípio ativo torna-se complexo, uma vez que pequenas variações na sua composição bioquímica podem afetar a sua segurança e eficácia.
Por fim, “Akkermansia muciniphila, uma bactéria contra a obesidade e sua relação com a dieta. Revisão sistemática”. Desde a sua descoberta, a bactéria anaeróbia Akkermansia muciniphila demonstrou o seu papel na regulação do metabolismo e dos marcadores de inflamação. Trata-se de uma bactéria Gram-negativa classificada no filo Verrucomicrobiae. É reconhecida como uma bactéria não patogénica, desprovida de factores de virulência e sem interação significativa com o hospedeiro que conduza a uma infeção ou doença.
É de salientar que existem atualmente nove revistas pertencentes à Multi-Lingual Scientific (MLS) Journals, que incluem: MLS Communication Journal, MLS Education Research, MLS Health & Nutrition Research e outros.