No dia 8 de agosto, na Filmoteca de Cantabria, foi realizada a primeira Conferência de Jovens Cineastas Cantábricos, na qual foram exibidos nove curtas-metragens. Desses, cinco foram dirigidos por alunos e ex-alunos do curso de Comunicação Audiovisual da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).
O objetivo dessa mostra de filmes foi tornar visível e interconectar novos talentos no campo audiovisual, contribuindo para o crescimento do cinema na região, como outras iniciativas semelhantes que surgiram nas últimas décadas.
Os curtas-metragens abordam uma variedade de temas, demonstrando a diversidade e a complexidade de suas criações. Alguns desses projetos já receberam prêmios e reconhecimento, enquanto outros estão em processo de seleção para festivais nacionais e internacionais.
Representantes da UNEATLANTICO
Juanqui Soto e Luis Paredes, ex-alunos da UNEATLANTICO, apresentaram seu curta-metragem Un Western. Esse trabalho já havia recebido o prêmio de Melhor Curta-Metragem no 3º Festival de Curtas da UNEATLANTICO, bem como o Prêmio do Júri e do Público no 2º Concurso de Curtas Ambientais do Festival de Cinema de Santander.
Guillermo Sanz e Zaykira Solarana mostraram seu trabalho ¿Dónde está Nora?, um curta-metragem de terror que utiliza o recurso de videoblog para contar a história de alguns protagonistas que exploram uma casa abandonada.
Durante o festival de cinema, o público pôde apreciar Traiciones, um trabalho de Jacobo Chacón, um ex-aluno de origem salvadorenha. Esse curta-metragem ganhou vários prêmios, inclusive o prêmio Descortizados de melhor filme de terror extremo na seção paralela do Festival de Cinema de Piélagos.
Héctor D. Somonte, aluno da UNEATLANTICO e co-organizador do evento, apresentou Perdona que te moleste, um thriller psicológico que brinca com o diálogo para nos envolver em sua atmosfera. Esse curta-metragem foi premiado no festival universitário nas categorias de melhor ator, melhor roteiro, melhor produção e melhor direção.
Por fim, Víctor Díaz e Nerea Pérez apresentaram “Kankel, el corazón de la plaza”, um documentário sobre Miguel Ángel Pérez, o curraleiro mais antigo da Espanha. Esse curta-metragem ganhou dois prêmios no festival UNEATLANTICO e foi selecionado para participar do XXV Festival de Curtas de Torrelavega, Torre en Corto.
A Jornada de Jóvenes Realizadores Cántabros foi um sucesso retumbante, destacando o talento emergente dos alunos da UNEATLANTICO. A participação ativa dos jovens cineastas da universidade ressalta a qualidade e a diversidade das propostas criativas que estão surgindo.