UNEATLANTICO participa na entrega do XXVI Prémio de Honra Plaza Porticada

03 set 2024
UNEATLANTICO participa na entrega do XXVI Prémio de Honra Plaza Porticada

A Dra. Silvia Aparicio, Vice-Reitora de Organização Académica e Docência da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), assistiu à cerimónia de entrega do XXVI Prémio da Associação Plaza Porticada, que este ano foi atribuído ao destacado físico cantábrico, Dr. Francisco Matorras. Matorras, cuja carreira o posicionou como o cientista espanhol com mais pesquisas no Google Scholar, centra o seu trabalho de investigação no acelerador de partículas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), na Suíça.


O prémio foi entregue numa cerimónia solene por Elena García Botín, presidente da Associação Plaza Porticada, juntamente com Antonio Tornel, seu secretário, e Manuel Ángel Castañeda, presidente do júri do prémio, professor da Universidade Europeia do Atlântico e antigo editor do El Diario Montañés durante mais de três décadas. A escolha de um cientista como Matorras para este prémio marca uma importante rutura com a tradição de atribuir prémios a figuras das ciências humanas e da literatura, sublinhando a relevância do progresso científico na sociedade contemporânea.
A Associação Cultural Plaza Porticada, que colabora ativamente com a UNEATLANTICO, tem como missão contribuir para o enriquecimento cultural da Cantábria. Fá-lo através de um vasto leque de actividades que incluem a promoção e a divulgação da cultura regional, bem como a organização de eventos que valorizam os conhecimentos e valores locais. Além disso, no âmbito do presente ano académico, Elena García Botín, juntamente com María Ángeles Osorio, Diretora Executiva da Fundação Chile-Espanha, ofereceram bolsas de estudo a professores e alunos da comunidade UNEATLANTICO para participarem em cursos organizados por estas instituições.
A cerimónia contou também com a presença de destacadas personalidades espanholas, entre as quais José Luis Bonet, presidente da Câmara de Comércio Espanhola e reconhecido executivo da Freixenet, que destacou a importância da cooperação entre instituições académicas e culturais para o desenvolvimento da região e do país.

O Dr. Francisco Matorras recebe o Prémio de Honra Plaza Porticada.

Este slideshow necessita de JavaScript.