A Liga Solidária de Formação Profissional (FP) da Cantábria começará na próxima segunda-feira, 16 de setembro, com o congresso de neurociências “Cérebro, Mente e Educação”, no Salão de Assembleias da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Durante este evento, serão discutidos os efeitos positivos das metodologias activas, do exercício físico e de uma dieta equilibrada no desempenho cognitivo e académico.
Cristina Montés; o presidente da Real Federação Cantábrica de Futebol, Ángel Peláez, e o vice-secretário geral da UNEATLANTICO, Jesús Peña.
Esta liga de futebol de salão visa promover os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a erradicação da fome, a saúde e o bem-estar e a educação de qualidade.
O Ministro da Educação, da Formação Profissional e das Universidades, Sérgio Silva, conduziu a apresentação, sublinhando a relevância e o impacto deste evento, que na sua terceira edição procura continuar a promover o desporto. Também destacou que, após dez anos da sua inauguração, a Universidad Europea del Atlántico consolidou-se como uma referência educativa na Cantábria.
De seguida, Cristina Montés, Diretora-Geral de Formação Profissional e Aprendizagem ao Longo da Vida, explicou o funcionamento da liga, destacando os valores que serão trabalhados ao longo do torneio. Montés também mencionou que participarão cerca de mil alunos de diferentes ciclos de formação profissional, representando as seguintes escolas secundárias: Augusto González Linares e Peñacastillo de Santander; Besaya, Miguel Herrero e Zapatón de Torrelavega; Fuente Fresnedo de Laredo; e Ataúlfo Argenta de Castro Urdiales.
Por sua vez, o presidente da Real Federação Cantábrica de Futebol, Ángel Peláez, assinalou que uma das estratégias da federação é colaborar em eventos que promovam os valores e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como é o caso desta liga. Além disso, Peláez expressou a sua satisfação com a excelente relação entre a federação e a UNEATLANTICO, afirmando que “as actividades organizadas pela Universidade Europeia do Atlântico são sinónimo de sucesso”.
O vice-secretário geral da UNEATLANTICO, Jesús Peña, destacou a importância da colaboração da universidade neste congresso, dada a relevância da área das neurociências nos programas curriculares da universidade, como as licenciaturas em Psicologia e Educação Primária, bem como os programas de pós-graduação em Psicologia Geral da Saúde e o Mestrado Universitário em Formação de Professores para o Ensino Secundário Obrigatório e Bacharelato, Formação Profissional e Ensino de Línguas. Salientou ainda que a universidade dispõe de um laboratório de psicologia experimental, neuropsicologia e neurociência cognitiva, intimamente relacionado com os temas a abordar no evento.
Além disso, o Ministro Regional da Educação, Formação Profissional e Universidades, juntamente com o Secretário-Geral Adjunto, sublinhou a excelente relação entre as duas instituições. Como prova disso, anunciaram a assinatura de um acordo entre a UNEATLANTICO e a área de Formação Profissional, que permitirá o reconhecimento mútuo de estudos entre a FP e a universidade, bem como o reconhecimento de créditos. Segundo Peña, este acordo tem como objetivo “ampliar, especializar e continuar a formação dos estudantes, oferecendo à Cantábria e aos seus jovens a melhor educação possível”.
Nesta linha, a UNEATLANTICO reafirma o seu compromisso de promover uma educação de qualidade para a comunidade cantábrica. Ao apoiar iniciativas como esta, a universidade pretende não só continuar a reforçar os seus vínculos com as instituições locais, mas também contribuir ativamente para o desenvolvimento académico e formativo dos jovens da região, oferecendo oportunidades que promovam o crescimento pessoal e académico.