Laura Nicholls participa numa mesa redonda organizada pela UNEATLANTICO por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental.

11 out 2024
Laura Nicholls participa numa mesa redonda organizada pela UNEATLANTICO por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental.

Laura Nicholls, medalhista olímpica, tricampeã europeia com a seleção espanhola de basquetebol feminino e atual jogadorado UNEATLANTICO Balonmano Pereda, participou numa mesa redonda na Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental.

O debate foi moderado por Isabel Diego, professora e diretora do gabinete psicopedagógico da UNEATLANTICO, e contou com a participação do Dr. Juan Luis Martín, diretor da licenciatura em Psicologia da universidade. A palestra gerou grande interesse entre os alunos das licenciaturas em Psicologia (PSI), Educação Primária (EP) e Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD), que tiveram a oportunidade de interagir com Nicholls numa ronda de perguntas.

Durante a mesa redonda, foram abordados temas como as neurodivergências e as suas consequências, como a falta de concentração, as dificuldades de aprendizagem, a falta de competências sociais e a gestão do stress. Nicholls partilhou a sua experiência pessoal desde tenra idade como jogadora profissional de basquetebol e a sua opinião sobre a realidade da saúde mental no mundo do desporto.

A conversa destacou as expectativas e pressões colocadas sobre os atletas, juntamente com a exigência de perfeição. Além disso, foi discutida a dificuldade que muitos atletas enfrentam em falar abertamente sobre a sua saúde mental, um tópico que Nicholls disse que deveria ser normalizado e priorizado.

Por último, Nicholls expressou a forma como o desporto mudou a sua vida: “Estou muito grata ao basquetebol porque me salvou, literal e metaforicamente”.

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado todos os anos a 10 de outubro, com o objetivo de sensibilizar para as questões de saúde mental em todo o mundo e mobilizar esforços para apoiar esta questão. Foi criado pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992 e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos os anos, é selecionado um tema específico para destacar aspectos fundamentais da saúde mental, promovendo o diálogo e a sensibilização. O dia tem também como objetivo combater o estigma associado às perturbações mentais e promover um maior acesso ao tratamento e ao apoio.

Este slideshow necessita de JavaScript.