Jorge Crespo, diretor da licenciatura em Engenharia de Organização Industrial, visita a fábrica da Hitachi Astemo para estabelecer as linhas de colaboração.

21 out 2024
Jorge Crespo, diretor da licenciatura em Engenharia de Organização Industrial, visita a fábrica da Hitachi Astemo para estabelecer as linhas de colaboração.

Jorge Crespo, diretor da licenciatura em Engenharia de Organização Industrial (IOI), fez uma visita guiada à fábrica da Hitachi Astemo em San Felices de Buelna, a convite do atual diretor de operações da fábrica, Pablo Fernandez, que, durante a visita, mostrou todas as fases do processo de produção da fábrica e fez uma apresentação da empresa.

A fábrica Hitachi Astemo centra-se na produção de peças para o sector automóvel e é uma das fábricas mais importantes do grupo na Europa. Especificamente, fabricam componentes para travões, desenvolvendo peças que são amplamente compatíveis com numerosos tipos de veículos de diferentes marcas e fabricantes.

A visita, enquadrada nas acções de colaboração assinadas por acordo entre ambas as instituições, visa estabelecer mecanismos para proporcionar aos estudantes da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) opções para realizar as suas práticas profissionais e laborais na empresa, bem como oferecer oportunidades para os recém-licenciados entrarem no mercado de trabalho.

Neste sentido, como resultado do acordo de colaboração, o Centro Empresa Universidad (CEMU) já publicou estágios remunerados para os alunos do último ano da IOI interessados, bem como para os futuros alunos do Mestrado em Engenharia Industrial. Para além disso, o departamento de Recursos Humanos da empresa já realizou entrevistas com licenciados para a sua possível incorporação.

Nos últimos anos, o número de engenheiros que se formam nas universidades tem vindo a diminuir, tornando cada vez mais difícil para as empresas a aquisição de novos talentos. Neste sentido, é cada vez mais comum que as empresas procurem estudantes de engenharia nos últimos anos das universidades, em vez de esperar que se formem.

Com estes acordos de colaboração, a UNEATLANTICO procura sempre apoiar os seus alunos e facilitar a sua integração no mercado de trabalho, aproximando-os das empresas e proporcionando-lhes as ferramentas e oportunidades necessárias.