Florent Osmani, coordenador e professor do curso de Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Esporte (CAFYD) da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), publicou um artigo de pesquisa científica que faz parte de sua tese de doutorado.
O Dr. Carlos Lago Fuentes, diretor acadêmico do curso no CAFYD, colaborou na elaboração do artigo. O artigo intitulado Can Women Maintain Their Strength Performance Along the Menstrual Cycle, publicado na Applied Sciences, analisa como as diferentes fases do ciclo menstrual afetam o esforço físico, a dor e o número de repetições que as mulheres podem realizar até a exaustão em exercícios de agachamento e supino, bem como seu impacto na fadiga subsequente.
O estudo envolveu uma amostra de doze mulheres ativas com ciclos menstruais regulares que realizaram ambos os exercícios até a exaustão, a 80% de seu máximo, em três fases do ciclo menstrual: fase folicular inicial, fase folicular tardia e fase lútea média.
Os resultados indicaram que a percepção de esforço e a dor muscular foram semelhantes em todas as fases. Também foi demonstrado que o ciclo menstrual pode influenciar a capacidade de repetição até a exaustão, especialmente em exercícios de perna, e os níveis de fadiga.
Para ler mais sobre o estudo e os resultados encontrados, você pode acessar o artigo por meio deste link: https://doi.org/10.3390/app14219818
A UNEATLANTICO apoia sua comunidade a escrever artigos de pesquisa para que possam ser publicados em revistas científicas. Para ler mais artigos sobre pesquisa científica, você pode acessar o repositório UNEATLANTICO e o portal de notícias sobre pesquisa.