A comunidade da Cantábria entrou oficialmente na fase 1 do plano de transição para a nova atividade decretada pelo governo espanhol. Conforme detalhado em El Diario Montañés, a comunidade atende aos critérios médicos estabelecidos pelas autoridades para poder passar desta fase e começar a abrir a atividade econômica e social das pessoas e do país.
A mudança de fase, ratificada no Diário Oficial do Estado, no último final de semana representa, além de uma melhoria nas condições em que a vida dos cantábricos ocorre, um apoio à gestão da saúde desenvolvido na Comunidade, que permitiu que os níveis de segurança e atenção à população estivessem garantidos em todos os momentos.
A Cantábria continua sendo uma das regiões espanholas com a menor taxa de infecções, pacientes e internações clínicas em hospitais, conforme indicado nas informações fornecidas diariamente pelo Serviço de Saúde da Cantábria.
Por outro lado, o início da fase 1 na Cantábria (e na maioria das comunidades vizinhas) supõe o reinício de parte da vida econômica. A partir desta segunda-feira, 11 de maio, existem algumas atividades econômicas e sociais que podem ser realizadas novamente. Segundo o jornal El Confidencial, se o cronograma planejado for seguido, é possível que nos meses de verão boa parte da atividade seja normalizada.
Durante esse período, a Universidade Europeia do Atlântico continuou trabalhando para oferecer uma oferta acadêmica de qualidade, de acordo com as circunstâncias e limitações do momento. Nesse contexto, a Universidade está fazendo todo o necessário para se adaptar à nova situação de maneira responsável, rigorosa e profissional. Nosso objetivo sempre foi oferecer segurança e manter a qualidade do ensino em todos os estudos.