A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) reforça seu compromisso com a inovação educacional com a publicação do capítulo “E+DIETing_LAB Digital Lab for Education in Dietetics Combining Experiential Learning and Community Service ” no livro Technological Approaches to Medical and Pharmaceutical Education.
O capítulo foi escrito pelos pesquisadores Iñaki Elío, Thomas Prola, Sandra Sumalla Cano e Kilian Tutusaus Pifarré, que apresentam uma proposta inovadora para a educação em dietética baseada em ferramentas digitais e metodologias de aprendizagem experimental.
Esse projeto E+DIETing_LAB responde a uma abordagem inovadora do ensino de dietética e à crescente necessidade de melhorar o treinamento prático em dietética, em um contexto em que a crise da obesidade tem um impacto significativo na saúde pública e na economia. Para abordar essa questão, o capítulo propõe um modelo educacional que integra pacientes virtuais, aprendizado em serviço e simulações baseadas no Processo de Atendimento Nutricional (PCN).
Por meio dessa abordagem, os alunos podem vivenciar cenários realistas de atendimento dietético, desenvolver habilidades interpessoais importantes e aprimorar sua capacidade de monitorar pacientes. Além disso, a iniciativa incentiva o envolvimento da comunidade, permitindo que os futuros profissionais apliquem seus conhecimentos de forma significativa e com impacto social.
Em termos de impacto e avaliação futura do projeto, o capítulo também apresenta uma análise dos resultados preliminares do projeto, bem como as impressões dos participantes, com o objetivo de avaliar a eficácia desse método educacional na preparação de profissionais de nutrição e dietética.
Este trabalho representa um passo à frente na digitalização do ensino das ciências da saúde, alinhando-se às novas tendências do ensino superior e fortalecendo a qualidade acadêmica da UNEATLANTICO.
Para acessar o livro completo, acesse o link a seguir: Technological Approaches to Medical and Pharmaceutical Education (Abordagens tecnológicas para a educação médica e farmacêutica).
DOI: 10.4018/979-8-3373-1127-2