UNEATLANTICO lidera o encontro transnacional do projeto Erasmus+ CLINICALSIM destinado à preparação de formadores em Valladolid

24 fev 2025
UNEATLANTICO lidera o encontro transnacional do projeto Erasmus+ CLINICALSIM destinado à preparação de formadores em Valladolid

Os parceiros do projeto europeu Erasmus+ dedicado à melhoria do ensino da enfermagem através da inclusão da simulação clínica “Clinical simulation practice-based learning in nursing” (CLINICALSIM), reuniram-se de 10 a 14 de fevereiro na Universidade de Valladolid (UVa) para realizar diferentes actividades de formação. 

A conferência contou com a participação de todos os parceiros do projeto: o líder, a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO); o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal; a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).

Durante a semana, os parceiros gravaram vários casos clínicos no Centro de Simulação Clínica Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid (UVa), uma instituição parceira do projeto. De igual modo, nas próximas semanas, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal, irá registar casos de simulação clínica para formação nas suas próprias instalações. 

O centro dispõe atualmente de duas salas de simulação e está a proceder à sua quarta ampliação. Espera-se que, no próximo ano letivo, sejam criadas cinco salas onde se reproduzirão situações clínicas de ambiente hospitalar numa enfermaria de hospital, bem como nas unidades de urgência e de cuidados intensivos, num consultório polivalente para qualquer tipo de especialidade, incluindo cuidados primários e, por último, numa unidade de cuidados pré-hospitalares com uma ambulância. 

Um dos seus responsáveis, o Dr. Francisco Martín, convidou os membros do consórcio, investigadores-professores angolanos, portugueses e espanhóis, a assistir a uma sessão de simulação com os estudantes de medicina da UVa. A metodologia de formação favorece a reflexividade na ação graças à participação de cada estudante em dois casos de simulação: um deles como líder e o outro como ajudante. Posteriormente, é efectuado um processo de debriefing para avaliar os resultados do caso. 

“O bom da simulação clínica é que se pode fazer com confiança, sem preocupação, o que me parece ser um elemento diferencial”, sublinhou Fernando Portal, professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), sobre a importância de melhorar as competências sem colocar o paciente em risco. 

Para além da aprendizagem sobre o funcionamento do centro de simulação, foram também realizadas várias sessões de formação sobre as fases da simulação clínica, ministradas pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal, e sobre a metodologia de formação em aprendizagem-serviço, no centro do projeto de formação de competências práticas em enfermagem, desenvolvido pela UNEATLANTICO. 

A metodologia de Service-Learning (SL) tem como objetivo um benefício social para as comunidades locais angolanas: a partir das universidades parceiras pretende-se oferecer serviços comunitários na área da nutrição. No âmbito do processo de formação dos parceiros participantes, os profissionais reunidos trocaram impressões sobre o processo de SLA e como adaptá-lo à comunidade angolana, tendo em conta a viabilidade das acções e as necessidades de formação para que os estudantes de enfermagem possam efetivamente oferecer o seu tempo e conhecimentos à comunidade sob a supervisão dos seus professores. Como alguns exemplos de actividades, foram discutidas a promoção da higiene através da lavagem adequada das mãos, a purificação da água e o fabrico de sabão com óleo reciclado para prevenir doenças infecciosas.

Para além da participação de parceiros de Espanha, Portugal e Angola, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade de Valladolid (UVa) em Espanha, bem como a Universidade Jan Kochanowski (UJK) na Polónia, colaboram como organizações parceiras no decurso do projeto em determinadas actividades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Tags: UNEATLANTICO