Na segunda-feira, uma sessão de formação sobre diretrizes para ação no local de trabalho contra o COVID-19 ocorreu no auditório da Universidad Europea del Atlántico
Todo o corpo docente e administrativo da instituição universitária participou.
Esta formação foi ministrada pela María Rosa Ochoa, técnica de prevenção da UNEATLANTICO. Quem explicou os protocolos a serem adotados no retorno à atividade marcada pelas novas medidas.
Por outro lado, a diferença entre COVID-19 e Sars-COV2 foi explicada. Enfatizando que a forma de transmissão é por área.
Além disso, ele apontou que os primeiros sintomas associados a esse vírus foram: falta de ar, febre, tosse e dificuldade em respirar. No entanto, outros agora estão associados, como:
- Cansaço
- Dor muscular
- Congestão e secreção nasal,
- Dor de cabeça e garganta,
- Diarreia
- Fatiga
Nesta sessão de formação, a técnica apontou o que deve ser feito no caso desses sintomas. O procedimento a seguir é ficar em casa e ligar para o centro médico, em que o seu médico lhe dará orientações para a ação.
Quanto às medidas para evitar contágios, foram apontadas aquelas baseadas nos princípios de prevenção. Portanto, o ideal é manter uma distância social de dois metros. No caso de não ser possível, máscaras serão usadas e barreiras devem ser estabelecidas como partições disponíveis para a universidade. Da mesma forma, ventilar o local de trabalho é essencial.
Por outro lado, o procedimento de lavagem das mãos foi explicado com água e sabão e com géis hidroalcoólicos. Cuja duração deve estar entre 40 e 60 segundos.
Finalmente, um item foi feito sobre o tema de máscaras. É comum ver pessoas com máscaras de pano caseiras. No entanto, como não há provas científicas de sua eficácia, seu uso não é recomendado. Portanto, devemos garantir que eles atendam aos requisitos necessários e tenham sido submetidos a testes de laboratório que garantam sua utilidade.
As medidas preventivas que foram tomadas nas instalações da UNEATLANTICO são as seguintes:
- Uso de máscaras
- Disposição de géis hidroalcoólicos
- Setas sinalizadoras para tráfego
- Adesivos indicando a distância social a ser mantida
- Telas de proteção
- Desinfecção diária das instalações
- Uma única porta de entrada e outra para saída
Em relação aos exames que serão realizados em julho, as medidas de prevenção serão ótimas para garantir o bem-estar dos alunos. Portanto, eles devem vir com uma máscara. Além disso, os géis estarão disponíveis para você desinfetar suas mãos.
Por outro lado, os exames serão realizados em diferentes turnos e horários, para evitar multidões. E todas as salas de aula serão desinfetadas antes e após a conclusão de cada teste.